O fator de potência mensal é calculado com base nos valores mensais de energia ativa (“ kWh”) e energia reativa (“ kVArh”). O fator de potência horário é calculado com base nos valores de energia ativa (“ kWh”) e de energia reativa (“kVArh”) medidos de hora em hora.
O fator de potência exibido no quadro de cargas é obtido através da Potência total (W) e da Potência total (VA). A Potência total (W) é obtida somando a potência (W) de todas as peças associadas ao circuito. Esta informação é retirada diretamente do cadastro da peça.
Basta conectá-lo em uma tomada elétrica, e ligar nele o equipamento que queremos medir o consumo, respeitando o limite de potência. Através de um display LCD é possível medir diversos parâmetros como a potência aparente, potência real e fator de potência em tempo real.
Potência Ativa Recebe como notação a letra P e é expressa em Watts (W). No cálculo da potência ativa é importante considerar o produto entre a corrente e a tensão e também o fator de potência (cos φ).
A energia reativa, medida em kVArh, é a componente da energia elétrica que não realiza trabalho, mas é consumida pelos equipamentos com a finalidade de formar os campos eletromagnéticos necessários para o funcionamento.
A potência reativa é a medida da energia armazenada que é devolvida para a fonte durante cada ciclo de corrente alternada. É a energia que é utilizada para produzir os campos elétrico e magnético necessários para o funcionamento de certos tipos de cargas como, por exemplo, retificadores industriais e motores elétricos.
Grupamento composto de unidades consumidoras com fornecimento em tensão igual ou superior a 2,3 kV, ou atendidas a partir de sistema subterrâneo de distribuição em tensão secundária, caracterizado pela tarifa binômia e subdividido nos seguintes subgrupos: a) subgrupo A1 - tensão de fornecimento igual ou superior a 230 ...
O Fator de demanda é a potência utilizada dividido pela potência instalada multiplicado por 100.