Pessoas com imunidade baixa possuem um grande risco de apresentar quadros graves de infecção aguda pela Toxoplasmose. Mesmo para quem teve contato antigo com o toxoplasma enquanto tinha a imunidade normal, o risco de reativação é grande.
“Aquele gato que só come ração industrial dificilmente vai contrair a doença. Os gatos de rua têm mais possibilidade de se contaminar”, comenta. Depois que a pessoa tem toxoplasmose uma vez, ela não terá outras vezes.
Você só pega toxoplasmose se ingerir terra ou alimentos contaminados com fezes de gatos, mas bons hábitos de higiene e limpeza no preparo dos alimentos evitam isso. Cães, pombos e mordidas de gatos ou outros animais NÃO transmitem a toxoplasmose.
Esse parasita está presente na musculatura de uma série de animais – como cães, gatos, bovinos, porcos, equinos e até aves. O único animal capaz de transmitir – e eliminar a forma infectante deste protozoário no meio ambiente – é o gato, por meio das fezes.
Dicas de prevenção – Lavar bem as mãos após manipular carnes cruas e antes das refeições. – Evite comer alimentos crus e lave bem as verduras e legumes. – Após contato com gatos, lave sempre as mãos. – Mantenha seu gato apenas dentro de casa.
Enfermagem e a prevenção de toxoplasmose durante a gestação....Para higienização desses alimentos é indicado:
Água Sanitária: Faça uma solução com água sanitária: uma colher de sopa para um litro de água. Deixe de molho por 15 minutos. Vinagre: Duas colheres de sopa de vinagre para cada litro de água. Deixe de molho por 30 minutos.
Para cada litro de água, é indicado usar uma colher de água sanitária e deixar de molho por 15 minutos. Em seguida, é preciso enxaguar novamente em água corrente. “A água corrente faz com que resíduos de terra, ovos de insetos e lagartas se desprendam das folhas e dos alimentos", alerta Luciana.
Como retirar os agrotóxicos dos alimentos Pode-se usar iodo 2% (5 ml em 1 litro de água), bicarbonato (1 colher de sopa para 1 litro de água) ou vinagre (1 parte para 2 de água). Em todos esses casos, deixe de molho em média por 30 minutos e depois lave. Ferva ou remova a casca sempre que possível”, ensina o médico.
O trabalho mostra que lavar maçãs por 15 minutos em uma solução de bicarbonato de sódio a 1% diluído em água (10mg/mL) foi suficiente para remover praticamente todo o resíduo de agrotóxicos da superfície das frutas.
A Anvisa indica a imersão prévia dos alimentos por 20 minutos em água com hipoclorito de sódio (água sanitária), que pode diminuir também a contaminação por germes e micróbios.