Na física, o movimento uniforme (MU) representa o deslocamento de um corpo a partir de determinado referencial , sob velocidade constante. ... Por exemplo, um carro que percorre uma trajetória (São Paulo-Rio de Janeiro) com velocidade constante de 120 km/h.
MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORME é aquele que ocorre sobre uma linha reta e a velocidade é constante ao longo de todo o movimento. Na natureza isto pode ocorrer sempre que a soma das forças que atuam em um corpo for nula, não havendo força atuando, a velocidade não muda seu módulo (valor), nem a direção, nem o sentido.
O movimento uniforme acontece com velocidade constante. Nesse tipo de movimento, não há aceleração. O movimento uniforme ocorre quando um móvel desloca-se em linha reta e com velocidade constante. No movimento uniforme, o móvel percorre espaços iguais em intervalos de tempo iguais.
Existem ainda dois outros tipos de movimento: o movimento retilíneo uniforme, quando ele se desloca uniformemente em linha reta, e o movimento retilíneo uniformemente variado, quando a velocidade varia uniformemente ao longo do tempo. ...
O movimento uniforme possui velocidade constante, ou seja, ela não se altera. Ex: Um carro percorre 30m com 40km/h. ... Quando um carro freia, por exemplo, sua aceleração é negativa, pois ele está desacelerando até parar.
movimento uniforme pode ser representado na forma de gráficos de posição em função do tempo com retas ascendentes ou descendentes. Retas ascendentes correspondem a movimentos progressivos, ou seja, movimentos nos quais os móveis afastam-se de seu referencial.
S = S0 + V0.t + a.t²/2 Com essas duas fórmulas podemos calcular a posição do objeto com base em sua função do tempo.
Gráficos do movimento uniforme
Resposta: A posição do homem após 3 segundos (partindo do ponto S = 0) será S = 10,5 metros.
So = posição inicial. v = velocidade. t = tempo. t0 = tempo inicial.
Para anotar as posições adotaremos s, t para representar o intervalo de tempo e o símbolo “0” subscrito (t0, S0, V0 etc.) designando “inicial”. Sendo assim, t0 representa a contagem inicial do tempo, V0 é a velocidade inicial e S0 representa a posição inicial.
Suponha dois móveis (A e B) em MU se movendo com funções horárias SA =S0A + VA. t e SB =S0B + VB. t se movendo de maneira que eles se encontrem e, se você quiser encontrar o tempo do encontro basta igualar as duas equações e isolar t. Substituindo esse t numa das equações você determina o instante do encontro.
Para calcular a mediana: Devemos ordenar o conjunto de dados em ordem crescente; Se o número de elementos for par, então a mediana é a média dos dois valores centrais. Soma os dois valores centrais e divide o resultado por 2: (a + b)/2.
Independente do tipo, todas as ondas possuem algumas grandezas físicas, que são:
Período: é o intervalo de tempo em que cada ponto do meio por onde um pulso se propaga executa uma oscilação completa. O período é representado pela letra T. Frequência: é o número de oscilações completas que cada ponto do meio no qual a onda se propaga executa por unidade de tempo.
Para calcular a amplitude de uma onda devemos medir a distância que vai do seu eixo central até o seu ponto mais elevado (crista da onda). As ondas podem ser definidas como perturbações que são capazes de transportar energia e que se propagam em um determinado meio material ou no vácuo.
Como já abordamos a frequência é o tempo de variação de um sinal em um segundo, e o período é o tempo levado para o término de uma única oscilação completa, a relação básica diz que as duas grandezas são inversamente proporcionais. Para realizar o cálculo através deste método utilizamos a seguinte fórmula: f = 1 / T.
Frequência percentual (pi): É obtida multiplicando a frequência relativa por 100%. Frequência acumulada: É o total acumulado (soma) de todas as classes anteriores até a classe atual. Pode ser: frequência acumulada absoluta (Fi), frequência acumulada relativa (Fri), ou frequência acumulada percentual (Pi).
Tipos de frequência Em outras palavras, a frequência absoluta (ni) de uma variável estatística Xi, é a quantidade de vezes que esse valor aparece na amostra total.