Portanto, para chegar à rentabilidade real de um investimento, é necessário subtrair o percentual da inflação no período do investimento. A fórmula é a seguinte: (1 + rendimentos) / (1 + inflação) – 1.
Mas há ainda mais uma conta a ser feita, a da porcentagem de lucro, que dará um desenho mais exato da situação da empresa. O cálculo da margem de lucro é feito a partir de uma fórmula simples: divida o lucro pela receita total e multiplique o resultado por 100.
Aplicando a fórmula: Lucratividade = (lucro líquido/ receita total) x 100: Lucratividade = (R$ / R$ x 100 = 5,73% ao ano.
Além disso, a aquisição em bancos ou títulos nos gera liquidez, ou seja, maior velocidade de transformar o investimento em dinheiro. Assim, podemos esperar como boa rentabilidade para um negócio no mínimo de 2 a 3 vezes a rentabilidade média de um investimento conservador em um banco.
O cálculo do Retorno sobre o Ativo é bastante parecido com o ROI. A diferença é que enquanto neste último o lucro é dividido pelo investimento realizado, no ROA o lucro é dividido pelo Ativo Total da empresa. Dessa forma, a fórmula para se chegar no resultado é: ROA = (Lucro Líquido / Ativo Total) x 100.
Os indicadores de rentabilidade tem como objetivo medir o desempenho de uma empresa, através deles é possível saber quanto uma companhia gera de retorno financeiro. Os Indicadores de Rentabilidade demonstram o quanto renderam o investimento, ou seja, o grau de êxito econômico da empresa.
Quais são os Índices de Rentabilidade?
Os indicadores de rentabilidade são cálculos que mostram qual o retorno que uma empresa gera. Apesar do lucro ser muito importante e ser um dos índices de rentabilidade, ele não é tudo. A rentabilidade pode ser em relação aos ativos, ao investimento financeiro ou ao patrimônio líquido, por exemplo.
O índice de ativos (x) realiza o cálculo da rentabilidade de um ativo, do investimento que foi realizado, independente da fonte dos recursos. Para o cálculo desse índice, multiplique o lucro líquido (LL) por 100, e em seguida, divida pelo valor do ativo (VA). A fórmula fica assim: x = (LL * 100) / VA.
A margem de lucro líquido, também chamada apenas de “margem de lucro”, é o panorama geral da sua rentabilidade. Para calcular a margem, divida o lucro líquido (receita total menos todas as despesas) pela receita. ... A margem de lucro líquida indica se há rentabilidade ou não.
Também conhecida como ganho bruto, a margem de contribuição representa quanto o lucro da venda de cada produto contribuirá para a empresa cobrir todos os seus custos e despesas — chamados de custo de estrutura — e ainda gerar lucro.
Uma margem é o intervalo entre a borda da página e o texto. Normalmente, as margens de um documento estão definidas no modo Normal, isto é, medindo 2,5 cm nas bordas superiores e inferiores e 3 cm nos cantos direitos e esquerdos. Dependendo de suas necessidades, o Word lhe permite alterar o tamanho das margens.
Margem é um termo utilizado em geografia para designar o local onde a água se encontra com a terra. ... As margens de um rio são classificadas de "margem direita" e "margem esquerda", segundo o lado do rio em que se encontram, para quem se desloca no sentido da corrente, isto é, da nascente para a foz.
Significado de ribas: 1. Margem alta de um rio. Ribanceira.
A margem direita estará indicada pela mão direta (lado direito do rio) e a margem esquerda (lado esquerdo do rio) estará indicada pela mão esquerda. Assim, as margens de um rio pode ser identificadas como o lado direito e lado esquerdo! Seguindo sempre o sentido da corrente do rio em que ele, rio, se desloca.
Margem: é o local onde a água se encontra com a terra. Costuma-se utilizar esse termo em referência à beira da água de um rio ou de um lago quando se encontra com a terra; ... Foz ou embocadura: é o local onde uma corrente de água, como um rio, deságua.
Um meandro é uma curva acentuada de um rio que corre em sua planície aluvial e que muda de forma e posição com as variações de maior ou menor energia e carga fluviais durante as várias estações do ano.
Rios Sinuosos são rios com muitas curvas!
Sendo assim, os rios podem ser perenes, intermitentes ou efêmeros. Perenes: são rios que possuem água durante todo o ano, ou seja, eles nunca secam. ... Intermitentes: também chamados de temporários, esses rios podem ser volumosos durante os períodos chuvosos, porém eles desaparecem durante a seca.
Os rios efêmeros existem somente quando fortes chuvas acontecem, que são as chamadas torrentes. Os rios intermitentes são aqueles cujos leitos secam ou congelam durante algum período do ano. Já os perenes, são os que correm durante o ano todo.