Quando uma tensão alternada V é aplicada a um capacitor C, podemos medir a tensão VC e a corrente IC no capacitor. A reatância capacitiva XC do capacitor é definida como sendo XC = VC/IC (ohms). A reatância indutiva XL é definida por XL = VL/IL e também é expressa em ohms.
A oposição à passagem de uma corrente alternada oferecida por um capacitor é chamada de reatância capacitiva e depende do valor da capacitância e da frequência da corrente alternada e é medida em ohms. Quanto maior a capacitância mais baixa será a reatância ou a resistência a passagem do fluxo da corrente alternada.
Finalmente, um capacitor real possui entre as placas um isolante com resistência elétrica grande mas não infinita e, portanto um capacitor REAL pode ser tratado com um capacitor IDEAL associado em paralelo com um resistor (cuja resistência elétrica é a resistência do isolante entre as placas).
Capacitores. Os capacitores ou condensadores, diferente dos resistores, que se opõem a passagem da corrente elétrica, são dispositivos que armazenam a energia elétrica.
Resistores são componentes eletrônicos cuja principal função é limitar o fluxo de cargas elétricas por meio da conversão da energia elétrica em energia térmica.
Um capacitor é um elemento do circuito elétrico responsável pelo acúmulo de cargas para liberá-la no momento certo. Um circuito composto de um resistor e de um capacitor e uma força eletromotriz, é denominado circuito RC. ... No circuito, U1 é a tensão da bateria.
Entenda o que são os dispositivos de proteção elétrica e suas funções. É um aparelho projetado para desarmar o circuito em que está instalado ao detectar calor atípico indicando corrente excedente. Dessa forma ele evita as sobrecargas e curtos-circuitos em uma instalação elétrica.