Através da relação professor-aluno, o aluno é motivado a construir seu conhecimento, pois o professor entende que ensinar é respeitar os saberes dos alunos e suas diferenças para proporcionar novas articulações com novos saberes.
Para a escola cabe o papel de transformar a personalidade dos alunos num sentido libertário, onde ele consiga a sua autogestão. ... A relação professor/ aluno enfoca o papel do aluno como participador do processo de aprendizagem e o professor como mediador dos conhecimentos e saberes.
Por sua vez, o conhecimento escolar corresponde ao tipo de conhecimento produzido pelo sistema escolar e pelo contexto social e econômico mais amplo, produção essa que se dá em meio a relações de poder estabelecidas no aparelho escolar e entre esse aparelho e a sociedade (p. ... 1293) define por conhecimento útil.
Segundo Libâneo, a pedagogia progressista designa as tendências que, partindo de uma análise crítica das realidades sociais, sustentam implicitamente as finalidades sociopolíticas da educação. As tendências progressistas libertadora e libertária têm, em comum, a defesa da autogestão pedagógica e o antiautoritarismo.
Pedagogias liberais são aquelas que adapta o aluno a sociedade e não o contrário. Pode ser dividida em Tradicional (característica principal é a memorização), Renovada (experimentos e pesquisas) e Tecnicista (mais voltada a profissionalização).
Resposta. senso de responsabilidade; senso cooperativo; sociabilidade; julgamento pessoal; autonomia; expressão; criatividade; comunicação; reflexão individual e coletiva; e afetividade.