crossorigin="anonymous">
As abelhas se alimentam de água, mel ou néctar e pólen que coletam nas flores. Esses alimentos hidratam e fornecem energia, proteínas, vitaminas, sais minerais e gorduras.
Os ovos são formados nos dois ovários da rainha e, ao passarem pelo oviduto, podem ou não ser fertilizados pelos espermatozóides armazenados na espermateca. Os ovos fertilizados dão origem às abelhas operárias e dos não fertilizados nascerão zangões a partir de ovos não fecundados – é conhecido como partenogênese.
As abelhas-rainhas desenvolvem-se em células especiais, mais largas que as convencionais e construídas na vertical. Como a larva da rainha se desenvolve pendurada de cabeça para baixo, as operárias tampam a célula com cera. Quando pronta para emergir, a nova rainha faz um corte circular ao redor da cobertura da célula.
Assim como a maioria dos animais, as abelhas também se reproduzem sexualmente, ou seja, macho e fêmea são necessários para as espécies sobreviverem. ... As operárias fêmeas põem ovos que são essencialmente fertilizados pelo seu próprio DNA e que se desenvolvem em novas abelhas operárias.
Seu corpo, pequeno e duro, é coberto de pelos e tem, como todo inseto, seis patas. As abelhas têm duas asas, cinco olhos e partes da boca que atuam como uma longa língua. As fêmeas têm ferrão e podem picar, mas os machos, não.