O normal é usar um fumegador para diminuir a agressividade das abelhas, mas a fumaça fica impregnada no mel. O labirinto deve ser colocado na colmeia um dia antes da colheita do mel e apenas nessa hora se usa fumaça para acalmar as abelhas.
A fumaça acalma as abelhas, pois esta inicia uma resposta natural de alimentação em antecipação de possível abandono das colmeia devido ao fogo na redondeza. A fumaça também mascara os feromônios de alarme lançados pelas abelhas de guarda ou quando as abelhas são esmagadas numa inspeção.
Após a picada, a abelha perde seu ferrão e a bolsa de peçonha e morre. Contudo, o mesmo não se aplica às vespas e marimbondos. Após picar eles estão prontos para atacar novamente; Em casos de formação de colmeias em residências, o proprietário deve acionar um apicultor especializado para a remoção do foco.
Se nascem duas rainhas ao mesmo tempo, elas lutam até que uma morra. 7. A abelha rainha vive até dois anos, enquanto as operárias não duram mais que um mês e meio.
Abelha-europeia: 14 – 28 dias
Fêmea: 14 – 28 diasOperária, no verão
Durante seu ciclo de vida, as abelhas passam por quatro diferentes fases: ovo, larva, pupa e adulto. A rainha inicia a postura geralmente após o terceiro dia de sua fecundação, depositando um ovo em cada alvéolo. O ovo é cilíndrico, de cor branca e, quando recém colocado, fica em posição vertical no fundo do alvéolo.
A geleia real é o único alimento da rainha durante toda sua vida. A partir do nono dia de vida, a abelha rainha já está preparada para realizar o seu voo nupcial, quando será fecundada pelos zangões. Uma abelha visita em média entre 50 e mil flores por dia. Apenas as operárias (fêmeas) trabalham.
As operárias normalmente voam entre 5 e 10m de altura (Jean-Prost, 1985) e poucas vezes sobrepujam os 8m, voando o mais baixo possível, para se resguardarem do vento (Rootner, citado por Root, 1990).
Elas são encontrados em todos os continentes, exceto a Antártida, em todos os habitats do planeta onde existam plantas de flores polinizadas por insetos. As abelhas, abelhões, e abelhas sem ferrão vivem socialmente em colônias.
A maioria das abelhas de uma colmeia é formada por fêmeas: 1 rainha e cerca de 5.
O faro delas está nas antenas: delicados sensores identificam no ar o “cheiro” de flores com néctar. Mas as abelhas podem voltar à fonte de alimento orientadas apenas pela visão.