Qualquer tipo de intervenção antrópica que se pretenda realizar em uma árvore seja ela através do corte, poda ou transplante, necessita da autorização do órgão ambiental responsável. ... Nas áreas privadas, a autorização é emitida ao requerente e ele mesmo realiza o corte da (s) árvore (s).
É responsabilidade das Subprefeituras realizarem a poda de árvores ou corte de grama em espaços públicos. No caso de particulares, o proprietário deve solicitar a autorização da Prefeitura, o que garante o manuseio das árvores nos períodos certos e maior segurança ao proprietário.
Para solicitação do serviço, é necessário entrar em contato com a Prefeitura pela Central 156, na praça de atendimento da subprefeitura ou pelo SAC (http://sac.prefeitura.sp.gov.br/).
As pessoas ou empresas interessadas na realização de podas ou corte de árvores ou plantas devem solicitar autorização oficial à prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA), que encaminhará técnicos para realização de vistoria e definir qual é o melhor procedimento a ser adotado.
Deve ser feito um requerimento junto à Subprefeitura da região, nas Praças de Atendimento. Com o pedido é necessário anexar os motivos da poda, informação da espécie, um breve desenho ou esboço da localização da árvore no terreno, cópia do carnê do IPTU e um comprovante de endereço.
O morador que precisa realizar o corte ou poda de árvore, que ofereça risco dentro ou fora da residência, necessita de autorização do município para qualquer intervenção. A espécie é considerada um bem coletivo difuso no Plano Diretor da Cidade e pertence a todos.
Espécies nativas, como a araucária, não podem ser cortadas. Qualquer árvore que estiver com a sua estrutura comprometida ou oferecendo perigo à fiação elétrica, independentemente da espécie, pode ser podada e, em casos extremos, cortada.
Código Civil. As raízes e os ramos de árvore, que ultrapassarem a estrema do prédio, poderão ser cortados, até o plano vertical divisório, pelo proprietário do terreno invadido.
Tendo-se em vista que a atividade de florestamento e reflorestamento os aceiros devem estar previstos no planejamento da implantação florestal, tal medida, de imediato, já impõe uma distância mínima obrigatória de 6,0 (seis) metros de distância da divisa do terreno do vizinho, além de prever procedimento, como limpeza ...
Se a sujeira é decorrente de folhas/frutos oriundos de galhos das árvores do vizinho que passem sobre a divisa para dentro do seu terreno, você pode cortá-los rentes à divisa. Ou seja, basta traçar uma linha imaginária que parta da divisa (muro) para cima.
Dependendo do tamanho delas, use um alicate próprio, um machado ou uma serra de raiz para cortá-las em pedaços. Corte-as em pedaços com os quais você consegue lidar e puxe o que puder para fora. Deixe-as de lado conforme for tirando e retire o máximo possível. Puxe as raízes.
glifosato
Matando quimicamente uma árvore. Os herbicidas podem matar árvores e, quando bem aplicados, são seguros para o meio ambiente. As opções mais ecológicas envolvem a aplicação de herbicida em uma área específica da árvore. Em alguns casos, entretanto, a única opção viável é usar spray herbicida.
Utilize um produto químico removedor de árvores para apodrecer um toco sem muito esforço. Normalmente, esses produtos são feitos de nitrato de potássio, uma substância que acelera esse processo. O resultado final é um resto esponjoso, facilmente removido do chão com um machado.
O destocador de eucalipto é um equipamento que é utilizado para retirar tocos de árvores. Esse equipamento é o que há de mais moderno no setor de colheita florestal. O destocador de eucalipto oferece auxílio em serviços agrícolas e pode ser utilizado para adaptação em tratores, escavadeiras e retroescavadeiras.
Os basidiomicetos, capazes de decompor a madeira, são divididos em dois tipos: fungos de podridão parda e fungos de podridão branca. Os primeiros decompõem apenas os polissacarídeos da parede celular, e os últimos, tanto os polissacarídeos quanto a lignina.
Transplante a árvore ou o arbusto: para fazer a transplantação de uma árvore ou de um arbusto, é necessário retirar por completo a planta da terra, isto é, cortar as raízes mais profundas (uma vez que as laterais já se encontravam cortadas) e colocá-lo no novo local de plantação.
13 Passos para transplantar árvores adultas
O transplante começa com o sangramento: um corte é feito em volta das raízes para que a muda possa ser retirada. Éé um trabalho que exige paciência, leva de 15 a 20 dias: a cada dia, corta-se um pouco mais da terra e das raízes. Aos poucos, o torrão vai se soltando.
Como retirar a árvore ou palmeira para transplante A raiz principal e laterais mais profundas que prendem a planta ao solo são então cortadas libertando a muda do solo. – A forma do corte para árvores é em forma de cunha, estreitando o diâmetro na parte de baixo.
Você não pode tirar as palmeiras, pois é crime ambiental. Tem que solicitar à prefeitura de sua cidade e informar o motivo e eles é que dirão se é possível ou não. Tenho árvores na minha rua em que a fiação passa por dentro delas e não acontece nada.
Como matar as raízes de palmeiras
40 centímetros
Raízes de Palmeiras São Mais Laterais que Profundas As palmeiras(coqueiros são palmeiras) têm a raiz fasciculada, isto é, mais raízes laterais e com menor profundidade que árvores. Mas há um grande desenvolvimento de diâmetro radicular, e podem interferir em encanamentos muito próximos.
Além de atingir facilmente 12 metros de altura, podendo chegar até aos 40 metros dependendo do quão fértil é o solo, sua base costuma engrossar e ter cerca de 60 centímetros de diâmetro, sua raiz é do tipo adventícia, que se origina do tronco e se expande com vigor.
Depois de algum tempo surge um pequeno broto que permanece inalterado durante longo tempo. Depois de cinco anos as raízes atingem dezenas de metros e o broto começa a se projetar para fora da superfície.