5 passos para acabar com os carrapatos
Carrapatos. Como as pulgas, os carrapatos também caminham entre os pelos do cachorro. Porém, depois que mordem a pele, ficam fixos no mesmo local até terminarem de alimentar-se com o sangue que sugam do cachorro. Os carrapatos são transmissores de várias doenças que são perigosas tanto para animais quanto para humanos.
Como se alimentam do sangue do cachorro, os carrapatos podem transmitir doenças graves como a Babesiose e a Erliquiose. O que pode variar de acordo com as mais de 800 espécies desse parasita existentes. No Brasil, os mais comuns são o “carrapato estrela” ou o “carrapato vermelho do cão”.
Doença do carrapato sintomas Normalmente, a partir de 8 a 20 dias depois do contágio já é possível notar alguns sinais no corpo do pet.
As duas formas da doença do carrapato ainda não possuem vacina, por isso a melhor maneira de prevenir é mantendo os carrapatos bem longe do seu cachorro. Deve-se desparasitar sempre o ambiente onde ele vive, manter a grama do jardim baixa e desparasitar o cachorro com sprays, banhos e coleiras antiparasitas.
A maioria das pessoas infectadas não mostra sinais de doença. Os sintomas, quando ocorrem, começam gradualmente em cerca de 1 a 6 semanas após a picada por um carrapato infectado e podem incluir febre, calafrios, dor de cabeça, dores articulares e musculares, fadiga, náuseas, vômitos, dor abdominal e urina escura.
A febre maculosa é uma doença transmitida pela picada de carrapatos infectados por uma riquétsia, que é um tipo de bactéria. Mas não são todos os carrapatos que transmitem a doença. Entretanto, em uma região com maior proliferação de carrapatos, aumentam as chances da existência de carrapatos infectados.
Como prevenir doenças e carrapatos O uso de produtos carrapaticidas na forma de comprimidos, coleiras, sprays ou pipetas é a maneira mais segura de prevenir a babesiose e a erliquiose canina. Entretanto, o tutor deve ficar atento ao tempo de ação de cada medicamento.
Existem algumas espécies de carrapatos, responsáveis pela transmissão de certas doenças.
Os sinais incluem: Área vermelha (chegando às vezes a cinco centímetros de diâmetro) ao redor da picada. Erupção cutânea. Sensação de mal-estar geral (dores musculares, dor de cabeça, febre, fraqueza)
De acordo com a infectologista Joana Darc Gonçalves da Silva, nos humanos, esses aracnídeos podem causar desde pequenas manifestações alérgicas, em que a pessoa tem escoriações e manchas vermelhas pelo corpo, até algumas doenças como a febre maculosa, transmitida pelo carrapato infectado com bactérias da família ...
Gelo – Uma compressa de água gelada ou de pedras de gelo consegue aliviar não só a coceira causada pelos mosquitos, mas também a dor que resulta da picada de outros insetos, como abelhas e formigas.
Alguns exemplos desses produtos são: