Hora do forno A arrumação vai ser uniforme, sempre com os pães alinhados e uma distância de aproximadamente dois dedos entre eles. As dobras devem ficar para baixo, nunca para os lados e nem para cima. Isso faz com que o produto fique muito melhor na hora do crescimento.
Assim que estiver congelado, o pão já pode ser retirado, embalado e armazenado em um freezer comum até o momento em que for necessário levá-lo ao forno.
Depois de congelado, retire os pães e lave as mãos. "Aqui está o truque. Lave as mãos, passe no pão e faça um carinho nele para umedecê-lo", ressaltou. Após o "carinho", coloque os pães no forno.
dois meses
Para congelar seu pão francês, por exemplo, e não perder qualidade do produto, basta colocar o pãozinho, ou mais de um, num saquinho plástico, tomando o cuidado para retirar todo o ar na hora de fechar o saco, e levar ao freezer.
Para conservar o pão francês de um dia para o outro ou até por alguns dias, a dica é deixá-lo esfriar completamente e depois guardar em sacos plásticos com zip ou em recipientes plásticos com tampa. Depois é só guardar o pão em local seco e fresco e ele não endurecerá por até 3 dias.
Pão caseiro Você pode congelar esse tipo de pão em porções pequenas ou mesmo inteiro. Para isso, coloque-o em um saco plástico fechado. Ele pode ser conservado dessa maneira por até 2 meses e, para descongelá-lo, é só colocá-lo em temperatura ambiente.
Como refrescar e conservar o fermento natural
O fermento natural que você acabou de criar, ou que sobrou da última receita, deve ser conservado na geladeira. Sob refrigeração, as leveduras diminuem sua atividade e ficam quase adormecidas. Use um pote hermético e nunca encha-o completamente, pois o fermento pode crescer mesmo refrigerado.
15 dias
Levain sem erros Quando maduro, é preciso alimentá-lo numa proporção de 2 partes de levain para uma de farinha e mais uma de água. E tudo bem pesado, grama a grama. “Pode-se manter em geladeira, desde que bem fechado, sem alimentar por três dias", diz a especialista.
Você vai precisar de oito dias até ter um levain pronto para usar – e depois, é só manter na geladeira para usar quando quiser.
Você deve alimentar/refrescar o Levain sempre que for fazer pão. Eu já fiz a experiência de deixar um Levain na geladeira em pote hermeticamente fechado por 3 meses e depois voltei a alimentá-lo normalmente.
O fermento natural estará pronto a partir do momento em que surgirem bolhas de ar na mistura. Isso mostra que a cultura de micro-organismos está viva e estabilizada, gerando boas quantidades de gases e ácidos.
Ocasionalmente, uma camada líquida escurecida pode se formar na superfície do fermento. Esse líquido é produzido naturalmente e contém, além de água, álcool e os ácidos produzidos no processo de fermentação. Isso significa que já passou da hora de alimentar seu fermento ou que ele está fraco.
Fermento: 50% farinha + 50% agua, mexe bem e deixe descansar por 3 dias com plastico filme furadinho( vai esta com bolas) isso significa que está vivo após este periodo, alimente-o na mesma proporção de agua e farinha deixe por alguns instantes ( 1 hora mais ou menos) leve-o a geladeira deixe-o na geladeira por 1 dia , ...
Se for necessário, aplique mais de uma vez até que o cheiro desapareça por completo....Mistura infalível para tirar o cheiro ruim da casa
O que será que eu posso fazer para resolver esse problema? A minha receita é bem simples: Para cada kg. de farinha eu coloco 100 ml de óleo, 100 gramas de margarina de boa qualidade, 2 colheres de sal, uma de açúcar, 20 gramas de fermento seco e + ou menos 1 litro de água morna.
O levain firme deve ser alimentado na proporção de 2:1, ou seja, para 100% de farinha, 50% de água. O starter segue o mesmo princípio do levain líquido. Ele aumenta a produção de ácido láctico que dá um volume maior ao pão e menos acidez.
Outro problema é o excesso de fermento, que faz o bolo crescer sem firmeza, ou de líquidos, que deixam a massa mole. “Forno muito quente também faz com que a massa afunde”, avisa Simone.