Descrição: A Guazuma ulmifolia, popularmente conhecida como mutamba, é uma planta imponente, que pode atingir cerca de 30 metros de altura. ... Também conhecida como embira ou cabeça-de-negro, a mutamba tem um fruto comestível e doce, mas a casca da árvore também é muito utilizada no preparo de chás.
Significado de Mutamba substantivo feminino [Botânica] Árvore pequena, muito polimorfa, da família das Esterculiáceas (Guazuma ulmifolia), de flores amareladas inconspícuas, madeira leve, porém forte, e sementes que produzem um óleo aromático usado em perfumaria; mutambo, embiru, mucungo, ibixuna.
Despeje água fervente sobre as sementes, deixá-los de molho por 30 segundos e, em seguida, escorra a água (Dunsdon et al. 1991). Para sementes frescas, a germinação ocorre em 7 à 14 dias a uma taxa de 60-80%. As mudas estão prontas para plantio, quando atingem uma altura de 30-40 cm (cerca de 15 semanas).
Na medicina popular, a planta é utilizada para alívio de doenças gastrointestinais. Sua folhas são ricas em proteína bruta, podendo ser utilizadas na alimentação animal. A árvore pode ser utilizada em projetos paisagísticos de parques e praças, além de usadas no reflorestamento de áreas degradadas.
É comum encontrarmos no território gaúcho a presença da espécie arbórea Ceiba speciosa, também conhecida como paineira. O que poucos sabem é que a casca dessa árvore pode esconder um poderoso elemento para o tratamento de doenças gastrointestinais, como úlcera e gastrite.
Tem uso na medicina popular:
A planta é utilizada na medicina popular brasileira para tratar doenças gastrointestinais.
“Pegue as cascas da ameixa e coloque em um recipiente com água. Põe para ferver até a água ficar com uma coloração avermelhada. Após esfriar, coe para retirar as cascas e guarde a água, para tomar duas ou mais vezes ao dia. Sua utilidade é no tratamento de inflamação e cicatrização de ferimentos.”
Na medicina popular, o pó obtido a partir da trituração da casca é muito eficiente no tratamento de queimaduras, acne, problema de pele, pois tem efeito antimicrobiano, analgésico e regenerador de células.
Na medicina popular, a casca da planta é utilizada em tratamentos de queimaduras, acne e defeitos da pele, devido ao seu valor antimicrobiano, analgésico e regenerador de células. Funciona ainda como febrífugo e adstringente peitoral.
Usos tradicionais (Fonte Dataplamt): Acre, Adstringente, Amargo, Anasarca, Ascite, Diurético, Doenças venéreas, Emenagoga, Emético, Feridas, Hidropsia, Hidropsia crônica, Picada de cobras, Purgativo, Purgativo forte, Sudorífico, Vomitivo.
A infusão de jurema é preparada com suas raízes, que devem primeiro serem raspadas para eliminar a terra que nela se apresenta agregada e depois serem muito bem lavadas. Em seguida, a raiz deve ser colocada sobre uma pedra e macerada com a utilização de outra pedra.
O processo é simples vc extrai o Dmt da jurema com uma solução acida de soda cáustica e agua, depois separa o DMT da solução acida com o éter, a separação acontece como água e óleo e o DMT fica por cima junto com o éter, próximo passo é separar com uma seringa ou funil de separação a parte amarela que está por cima com ...
A jurema preta é uma árvore de pequeno porte que chega a crescer 7m de altura (Figura 1). O caule é revestido de espinhos esparsos nas partes mais novas, mas podem ser encontradas plantas adultas sem espinhos na Caatinga.
produção de mudas Riscar a superfície das sementes, para aumentar o índice de germinação. Semeá-las em canteiros a pleno sol, contendo substrato arenoso. A emergência ocorre em 2-4 semanas e a germinação é alta. O desenvolvimento das plantas no campo é rápido.
Ver também
Cabocla Jurema é uma entidade espiritual divina cultuada em religiões de matrizes africanas, como umbanda e o candomblé de caboclo — nos rituais de ramificações religiosas, como o animismo dos povos indígenas do Brasil, sobretudo no catimbó, onde estão ramificados os rituais de pagelança e no toré.
Jurema sagrada como tradição religiosa é uma tradição nordestina que se iniciou com o uso da jurema pelos indígenas da região norte e nordeste do Brasil, tendo sofrido influências de variadas origens, da feitiçaria europeia à pajelança, xamanismo indígena, passando pelas religiões africanas, pelo catolicismo popular, e ...
Jurema – do Tupi Guarani ju-rema=o. espinho suculento. Árvore da família das Leguminosas, nativa do Brasil, espinhosa, com caule e ramos tortuosos, madeira dura e vagens escuras, rígidas e arqueadas. Da jurema é feita uma bebida, com efeitos alucinógenos, usada em rituais religiosos pelos indígenas.
O termo Jurema aparece em obras de ciências sociais e humanas para designar determinadas espécies vegetais do gênero Acácia, a exemplo da Mimosa Tenuiflora. Na década de 1930, surgem os primeiros escritos sobre o uso ritualístico da Jurema. ...
Possui um alta atividade antioxidante e propriedades farmacológica. É conhecida popularmente como jurema preta, é utilizada tradicionalmente para fins medicinais e religiosos. Dessa forma, torna-se importante um estudo aprofundado sobre a capacidade de captura de radicais livres no organismo humano que a planta possui.
Quem são suas Senhoras Mestras da Jurema Sagrada?...Umbanda Juremá Encantada axé irmãos de fé
Estas seriam sete: Jurema, Vajucá, Junça, Angico, Aroeira, Manacá e Catucá.
É considerado juremeiro, aquele que cultua a jurema sagrada, passando assim por iniciação até ser totalmente pronto dentro da jurema, altura em que ele se chama tombo de jurema. ... O juremeiro deve dominar o segredo da gaita mestre.
Mestre Carlos é caracterizado como um entidade alegre, que gosta de brincar e rir durante as sessões; gosta de bebida, bebe jurema e cachaça. Especialista em casamentos e descobridor de segredos, estando sempre pronto para o bem e o mal. Considerado pelos juremeiros como um mestre curador.
Significado de Jurema substantivo feminino Gênero de árvores da família das leguminosas, subfamília das mimosáceas, de que há várias espécies.
Filipe (feminino Filipa) é um prenome da onomástica da língua portuguesa. Sua origem é o prenome grego Φίλιππος [Fílipos], latinizado em Philippus, composto de φιλέω [filéo], "querer, amar com afeto de amizade", e ἵππος [híppos], "cavalo".
Filipe: Significa "amigo dos cavalos", “o que gosta dos cavalos”, “o que ama a guerra”. Filipe é uma variante de Felipe, nome originado a partir do grego Phílippos. ... Este é um nome bíblico mencionado no Novo Testamento, no livro de João, como um dos doze apóstolos de Jesus.
Significado e origem do nome Felipe Felipe é um nome masculino que tem origem no nome grego Phílippos, formado pela junção das palavras phílos, que significa "amigo", e híppos, que quer dizer "cavalo". Significa “amigo dos cavalos” e ganha, por extensão, o sentido de “o que ama a guerra”.