A arquitetura moderna brasileira se inspirou muito nesses exemplos e princípios, mas se tornou mundialmente conhecida por adaptar e transformar conceitos à nossa realidade cultural, não apenas copiá-los. Seu intuito era transparecer a identidade cultural do país também nos projetos arquitetônicos.
A arquitetura é considerada parte da história da arte, intrinsecamente uma subdivisão da mesma. Neste aspecto, é estudado todos as características históricas e de evolução da arquitetura, ressaltando as principais idéias, conceitos, acontecimentos históricos marcantes além de suas realizações.
Assim o espaço físico transformou-se ator na relação entre a arquitetura e arte, reforçando a arquitetura como base para arte. E este espaço físico não constitui meramente um ambiente para as obras de arte (os objetos), mas um local de promoção de experiências para as pessoas que nele se encontram.
Oscar Niemeyer
O principal objetivo do arquiteto é planejar, projetar e desenhar os espaços urbanos visando melhorar a qualidade de vida das pessoas que neles vivem. Para isso, leva em conta os aspectos técnicos, históricos, culturais e estéticos do meio ambiente. A profissão de arquiteto é regulamentada.