EQST

Qual E A Diferenca Entre Exegese E Hermeneutica?

A melhor resposta para a pergunta “Qual é a diferença entre exegese e hermenêutica?”

Respondido por Eduarda Gomes

Qual é a diferença entre exegese e hermenêutica?


A exegese é a explicação crítica, a interpretação, o comentário ou a dissertação sobre o sentido das palavras, das construções gramaticais e dos condicionalismos históricos dos textos religiosos em análise. Hermenêutica é a ciência da interpretação das palavras e dos textos.

FAQ

Aqueles que estão procurando uma resposta para a pergunta “Qual é a diferença entre exegese e hermenêutica?” frequentemente fazem as seguintes perguntas:

✔ O que é exegese jurídica?

Exegese trata-se de quando por meio de uma explicação, dissertação ou comentário podemos esclarecer o significado um texto. O termo pode ser usado no Direito, bem como em outras áreas de estudo, como em textos religiosos, por exemplo.

✔ Quais métodos utilizados na escola da exegese?

Ou seja, o método de interpretação gramatical era o mais utilizado pela Escola da Exegese. … O valor de cada dispositivo da lei depende de sua colocação sistemática, sendo necessário, portanto, a utilização do método de interpretação lógico-sistemático pela Escola da Exegese.

✔ Qual a diferença entre o positivismo de Kelsen e o legalismo da escola da exegese?

O Positivismo Jurídico passou pela Escola da Exegese, onde havia um legalismo extremado, ao modelo Pandectista (marcado por um legalismo mitigado pela possibilidade da utilização de outras fontes no processo interpretativo), chegando ao normativismo dogmático Kelseniano, um dos principais (porém, longe de ser o único) …

✔ Quando a interpretação adquire uma função criadora para Kelsen?

Então, o intérprete autêntico ao escolher um dos possíveis significados de uma norma jurídica exerce uma função criadora do Direito, ou seja, exerce uma função de política jurídica. No que tange às normas metajurídicas, a teoria de Kelsen (2006, p.

✔ O que vem a ser moldura interpretativa?

Para Kelsen o Direito é como “uma moldura dentro da qual existem várias possibilidades de aplicação, pelo que é conforme ao Direito todo ato que se mantenha dentro deste quadro ou moldura, que preencha esta moldura em qualquer sentido possível.”(KELSEN, 2006, p.

✔ O que é moldura normativa?

Moldura normativa é um termo retirado da obra Teoria Pura do Direito, de Hans Kelsen, e diz respeito ao espaço de múltiplas interpretações que circunda uma lei.