Respondido por Nicolas Costa
Aqueles que estão procurando uma resposta para a pergunta “Qual a moral da história da formiga desmotivada?” frequentemente fazem as seguintes perguntas:
O que significa e representa o “Trabalho de Formiguinha” no Inbound Marketing? A primeira sensação quando nos referimos por trabalho de formiguinha é a interpretação de tempo, ligado a ideia de que as coisas vão acontecer, mas que há de se ter paciência e persistência.
Em um formigueiro todas as formigas têm uma função clara e metas estabelecidas. … Não é necessário que ninguém fique cobrando resultados e produtividade, porque as formigas estão permanentemente motivadas em relação ao que fazem.
Para transportar comida, formigas operárias trabalham sem chefe e coordenação.
As formigas vivem em colônias muito bem organizadas onde cada indivíduo tem uma função específica. Para manter tudo em ordem, elas trabalham incessantemente. “A qualquer momento do dia ou da noite, cerca de 30% a 40% das formigas estão em atividade.
Os animais e sua forma de organizar tarefas e lideranças têm muito a nos ensinar em termos de eficiência e produtividade. As formigas, em especial, são excelentes exemplos de como é possível, sim, eliminar o comodismo e a apatia do dia a dia e administrar duas tarefas e processos com inteligência.
Quem já acordou no meio da noite sabe: a casa fica mais silenciosa, mas não totalmente parada. … Mas isso não quer dizer que elas fiquem trabalhando dia e noite – as formigas também precisam de tempo para descansar. “A maioria dos animais busca alimento ativamente e repousa na hora de digerir o alimento”, conta Carlos.
As formigas geralmente se comunicam por meio de substâncias química chamadas feromônios. … Como as formigas passam a vida em contato com o solo, elas deixam uma trilha de feromônio que pode ser seguida por outras formigas.
Avanços na tecnologia de áudio permitiram a cientistas descobrir que as formigas costumam “falar” umas com as outras em seus ninhos e como isso é feito. A comunicação utilizada pelos insetos consiste numa espécie de tábua de lavar natural que eles têm no abdômen, a qual esfregam gerando sons.
Os animais se comunicam utilizando sinais, que podem incluir pistas visuais; auditivas ou baseadas em sons; químicas, envolvendo feromônios; ou táteis, baseadas em toque.
Quando todos estão reunidos, começa o voo nupcial das formigas, o mesmo que dizer que são animais acasalando, no qual realizam movimentos e liberam feromônios que atraem as novas rainhas. Uma vez que elas chegam a este lugar, se unem e realizam a cópula.
Como qualquer formiga, a rainha se desenvolve a partir de quatro estágios: ovo, larva, pupa e fase adulta. … Quando recebem pouco alimento, as larvas se tornam operárias; no entanto, quando uma larva recebe uma dose extra de alimento, ela irá se desenvolver em uma rainha.
Pois bem, quem gera as larvas, conforme mencionamos anteriormente, são as rainhas. Assim, quando elas morrem e deixam de produzir “bebês”, o formigueiro — que, na verdade, funciona como uma maternidade — perde sua razão de existir e, em pouco tempo, as formigas se tornam desorganizadas e morrem.
Técnicas para acabar com as formigas
Porém, as formigas só agem como pragas em ambientes alterados pelo homem, pois em áreas naturais fazem parte do equilíbrio ecológico.
Cada formiga possui uma função bem definida dentro da colônia: todas as tarefas são bem divididas entre todas elas. Em um formigueiro há as formigas que são responsáveis pela segurança, as que fazem os túneis do formigueiro e buscam alimentos e as responsáveis pelos cuidados com as larvas.
Com várias câmaras com funções específicas e túneis que as interligam. A disposição desses locais depende de vários fatores, como a espécie da formiga (há mais de 10 mil!), sua dieta, o lugar onde o ninho é construído e o número de habitantes.
Para aplicar basta retirar a tampa e apertar o êmbolo, depositando pequenos filetes (1 a 5 cm de comprimento) nos pontos mais acessíveis às formigas. Após o uso tampar o bico da seringa e mantê-la em local ao abrigo de temperatura excessiva e fora do alcance de crianças e animais domésticos.
1 Local, geralmente sob a terra, onde as formigas vivem em sociedade: “Teria os olhos voltados para o outro lado, como quem sobe uma colina e, quase no topo, já consegue divisar algumas formas, uma moita, cumes de formigueiros, umas roxuras de flores rasteiras […]” ( CFA ) .
Descrição do Produto
Gel à base de Imidacloprid para o controle de formigas doceiras ou domésticas, extremamente atrativo e de fácil aplicação. Elimina toda a colônia pois, chega até a rainha.