Respondido por Joao Melo
Aqueles que estão procurando uma resposta para a pergunta “Quais são as doutrinas sociais do século XIX?” frequentemente fazem as seguintes perguntas:
O século XIX foi uma era de invenções e descobertas, com significante desenvolvimento nos campos da matemática, física, química, biologia, eletricidade e metalurgia, lançando as bases para os avanços tecnológicos do século XX. A Revolução Industrial começou na Inglaterra.
Charles Fourier (1772 -1837) defendia a tese de que se devia criar uma cooperativa agrícola financiada com dinheiro público ou particular, onde os trabalhadores realizariam suas atividades conforme os seus interesses.
Os socialistas utópicos acreditavam que a implantação do sistema socialista ocorreria de forma lenta e gradual, estruturada no pacifismo, inclusive na boa vontade da própria burguesia.
Os socialistas do século XIX foram chamados de utópicos (sonhadores), pois tinham um sonho bonito de de construir uma sociedade na qual todos seriam livres, iguais e tranquilos; os socialistas utópicos acreditavam que o mundo poderia ser modificado pela boa vontade dos empresários, pelo exemplo de pequenas comunidades, …
O socialismo utópico se diferencia do científico por não contar com um projeto detalhado de como colocar os ideais revolucionários em prática. … O socialismo utópico surge ainda ao final do século XVIII, tendo como principais expoentes autores como Saint-Simon, Robert Owen (pai da tendência) e Fourier.