Como se produz o som? O Som é o resultado de uma vibração, que se transmite ao meio de propagação, provocando zonas de maior compressão de partícula e zonas de menor compressão (zonas de rarefação) de partículas, originando uma onda sonora.
O eco caracteriza-se quando o som refletido chega aos nossos ouvidos após 0,1s, logo podemos perceber distintamente o som emitido e o som refletido. Uma relação matemática permite-nos determinar a que distância devemos estar de um obstáculo para percebermos o som refletido com um eco.
O som é produzido ao criarmos algum tipo de mecanismo que altere a pressão do ar em nossa volta. ... Percebemos o som porque as ondas no ar, causadas pela variação de pressão, chegam aos nossos ouvidos e fazem o tímpano vibrar. As vibrações são transformadas em impulsos nervosos, levadas até o cérebro e lá codificadas.
Quando nascemos, já temos no próprio corpo vários instrumentos musicais, pois ele possui ritmos e sons internos e externos, como os batimentos do coração, o ato de respirar (inspiração e expiração), o choro, o ronco, os movimentos produzidos dentro e fora da boca, na língua, lábios e dentes e os sons da barriga.
Basicamente, o som é uma espécie de energia que se propaga em ondas. ... Para ilustrarmos melhor, imaginemos o som como uma onda de pressão que se forma pelos pulsos do ar, alternando-se em baixa ou alta. Esses pulsos têm como característica abrir vias através do ar.
Resposta: Todos os sons conhecidos são produzidos por vibrações. ... As vibrações produzidas se deslocam formando ondas sonoras que são captadas por nossos ouvidos. Essa propagação é semelhante às ondulações que se formam na água de um lago quando jogamos uma pequena pedra.
Esses fatores vão desde o tipo de paredes do local, a rugosidade dos materiais do mobiliário e outros itens, a metragem quadrada do espaço e até aos ângulos de dispersão acústica e aos materiais empregados na construção dos alto-falantes e das caixas de som.