O que previne: Doenças causadas pelo meningococo C (incluindo meningite e meningococcemia ). Do que é feita: Trata-se de vacina inativada, portanto, não tem como causar a doença .
A vacina meningocócica ACWY, também conhecida como vacina tetravalente, protege contra os meningococos dos sorogrupos A, C, W, Y. Quando tomar: a vacina pode ser aplicada a partir dos 2 meses de idade.
Quem deve tomar a vacina A vacina está indicada para todas as crianças a partir de 2 meses de vida até a adolescência. No primeiro ano de vida são aplicadas duas doses mais um reforço e, a partir de um ano, a vacina é dada em dose única. A vacina conjugada contra o Meningococo C começou a ser utilizada em 1999.
Você não deve usar a vacina meningocócica C (conjugada):
Efeitos e eventos adversos:
A vacina meningocócica C ajuda a proteger contra o tipo C da doença meningocócica, que pode evoluir para meningite e outras doenças graves causadas pelas bactérias meningocócicas.
Crianças: deve iniciar aos 3 meses de idade. Aplicar 2 ou 3 doses no primeiro ano de vida (dependendo da vacina utilizada), e reforços aos 12 meses, 5 e 11 anos de idade. Adolescentes, não vacinados anteriormente: aplicar 2 doses (intervalo de 5 anos). Adultos: dose única.
Quem já recebeu a vacina meningocócica C pode ser imunizado com a ACWY, respeitando o intervalo mínimo de um mês após a última dose da meningocócica C.
Ela está disponível em todas as salas de vacina para adolescentes de 11 e 12 anos de idade. "Devem receber uma dose todos adolescentes de 11 e 12 anos de idade como reforço ou como dose única, a depender da situação vacinal encontrada.
Os locais de aplicação preferidos são a face anterior e lateral da coxa de lactentes e a região deltoide (face lateral do braço) de crianças maiores, adolescentes e adultos. A vacina não deve ser injetada na região glútea (nádegas) devido ao risco potencial de lesar o nervo ciático.