Curitiba é uma palavra de origem Guarani: kur yt yba quer dizer "grande quantidade de pinheiros, pinheiral", na linguagem dos índios, primeiros habitantes do território. Nos primórdios da ocupação humana, as terras onde hoje está Curitiba apresentavam grande quantidade de Araucaria angustifolia, o pinheiro-do-Paraná.
Palavra de origem guarani que significa rio semelhante ao mar. Pará (mar) + Anã (parecido, semelhante). Entre 18, o nome da Província do Paraná era escrito Paranã.
Cayapó e Panará : luta e sobrevivência de um povo jê no Brasil Central.
Fincou uma vara no chão e disse: "Coré etuba", ou, em bom português, "muito pinhão" – indicando que naquela região havia fartura daquela semente para alimentar a população. Esse teria sido o batismo da cidade, a terra dos pinheirais.
Uma tradução alternativa possível para o termo "barigui", no entanto, é "água de mosca", pela junção dos termos tupis mberu ("mosca") e 'y ("água").
substantivo feminino Pedra com buracos.
Significado de Paraná substantivo masculino Braço de rio caudaloso separado deste por uma série de ilhas. Canal que liga dois rios. [Botânica] Planta mirtácea (Myrtus picrocarpa).
O nome do estado provém do termo da língua geral paraná, que significa "rio". Apesar disso, algumas fontes dizem que o termo vem do guarani para, "mar", e anã, "que se parece/assemelha", sendo, por isso, "(rio) parecido com/semelhante ao oceano", de maneira natural por sua dimensão.
ybyrá (madeira, árvore) oka (casa) taba (aldeia)
Anauê: salve, olá.