Para os antigos romanos, janeiro era importante porque era o mês consagrado ao deus Janus (daí vem Ianuarius, que significa janeiro em latim). Na mitologia romana, Janus é o deus de duas faces, dos começos e dos fins, das transições.
Homenagem a Jano, deus de duas faces, uma voltada para a frente e outra para trás. Protetor das entradas e saídas, ele era considerado também deus dos princípios e começos – como a primeira hora do dia e o primeiro mês do ano.
Brasão da cidade do Rio de JaneiroEscudoEscudo português, em campo azul, cor simbólica da lealdade, a esfera armilar manuelina combinada com as três setas que supliciaram São Sebastião, padroeiro da cidade, tudo em ouro, tendo ao centro o barrete frígio, símbolo do regime republicano.
Janeiro. Janeiro é dedicado ao Santíssimo Nome de Jesus. Dessa forma, a Igreja nos propõe uma conexão com o batismo de Cristo e o conhecimento da história do seu nome. "Esse Jesus, pedra que foi desprezada por vós, edificadores, tornou-se a pedra angular.
Quantidade de diasOrdem dos mesesMêsDias1Janeirotem 31 dias2Fevereirotem 28 dias (29 dias nos anos bissextos)3Marçotem 31 dias4Abriltem 30 dias
Com a morte de Júlio César, o senado romano quis homenageá-lo e um dos meses, com 31 dias, foi nomeado "julius" (julho). ... Para corrigir isso, foi acrescentado um dia em agosto, que passou a ter 31 dias, assim como julho. Quem pagou por isso foi fevereiro. O mês ficou com 28 dias normalmente e com 29 a cada quatro anos.
Segundo historiadores, foi o imperador romano Júlio César, em 46 a.C., ao implantar o calendário juliano. Alguns estudiosos acreditam que janeiro foi escolhido para ser o primeiro mês do ano por ser uma homenagem a Jano, que, na mitologia romana, é o deus da transição e das mudanças.
Dia de São Sebastião O Dia de São Sebastião é comemorado anualmente em 20 de janeiro.