O jogo da onça é um jogo de tabuleiro que começa a se tornar tradicional no Brasil. Sua origem remete aos povos indígenas do Brasil desde antes da invasão portuguesa, mas existem outros estudos que identificam sua origem à família de jogos Tigres e Cabras vinda da Índia.
Na América, o Jogo da Onça era parte da cultura de algumas tribos indígenas brasileiras. Esse jogo foi encontrado entre os Bororos, no Mato Grosso, onde é conhecido como Adugo, bem como entre os Manchineri, no Acre, e os Guaranis, em São Paulo.
Brincadeira da onça
Como Brincar: O Adugo é um excelente jogo de estratégia, sendo que os 14 cachorros jogam contra a onça, tentando imobilizá-la, ou seja, não deixando que ela se movimente. A onça, por sua vez, precisa capturar 5 cachorros para vencer. Vence aquele que atingir seu objetivo primeiro. A onça é quem dá início a partida.
Regras Os jogadores escolhem ou sorteiam quem vai ser a onça e quem vai representar os 14 cachorros. A peça que representa a onça fica bem no centro do tabuleiro e as demais, atrás dela, à direita e à esquerda. A onça começa. Tanto ela como os cães podem andar para uma casa vizinha vazia por vez, em qualquer direção.
Você pode utilizar tampinhas de garrafa, feijões maiores, miçangas, botões, etc. Você precisará de um total de 15 objetos, sendo que um simboliza a onça e os outros representam os cachorros.
O jo- gador com os cachorros não pode capturar a Onça. 10 – Objetivo do jogo: o jogador com a Onça, quando consegue capturar 5 (cinco) cachorros, vence a partida. O jogador com os cachorros vence a partida, quando consegue imobilizar a Onça de tal maneira, que ela fique sem possibilidade de movimento no tabuleiro.
De acordo com Santos e Viana (2016) o jogo é composto por quatorze cachorros e uma onça, sendo a onça a que tem o direito de começar o jogo. A onça e os cachorros podem andar uma casa vizinha vazia por vez, em qualquer direção, semelhante ao que ocorre quando jogamos damas.
Já a onça deve comer cinco cachorros. Vale andar uma casa de cada vez, em todas as direções, parecido ao jogo de damas....Modo de fazer:
O Jogo da onça ou adugo (onça, na língua dos Bororo) é um jogo de tabuleiro de origem indígena brasileiro jogado no chão, com o tabuleiro traçado na areia e usando-se pedras como peças: uma peça representa a onça e 14 outras (iguais entre si) representam os cachorros. ... A captura é feita como no jogo de Damas.