Para identificar qual imagem possui direitos autorais, o Google inseriu um selo na miniatura de cada uma com a palavra "licenciável" ("Licensable"). Ao selecionar alguma imagem que contenha direitos autorais, aparecera as informações da fonte e se houver um link para compra, o site onde o interessado deverá acessar.
Com as novas funções do Google Imagens, as fotos que possuírem informações de licenciamento fornecidas pelo editor ou criador vão aparecer, na busca, com o selo "Licenciável", indicando a possibilidade de uso em outras plataformas, caso você siga as orientações do proprietário.
Licenciáveis vem do verbo licenciar. O mesmo que: dispensáveis.
Pesquise se a imagem tem direito autoral Para isso, abra o Google Imagens e digite no campo de busca o termo referente à imagem que você deseja procurar. Em seguida, clique no botão "Ferramentas" e em "Direitos de Uso". Ao fazer isso, aparecerão várias opções de direitos de uso para você escolher.
Licenças comerciais ou outras: essas imagens têm licenças que não são Creative Commons e podem ser de sites gratuitos ou de sites comerciais que exigem pagamento.
Um licenciamento é adquirir direitos sobre determinada obra ou produto. Isso é comum no universo do cinemas e artistas. Quando a pessoa utilizar aquele produto licenciado o detentor da licença é remunerado por isso. No licenciamento de produtos digitais ocorre de forma semelhante.
As licenças Creative Commons foram criadas para dar maior flexibilidade na utilização de obras protegidas por direitos autorais, de modo que os conteúdos sejam utilizados amplamente, sem que as leis de proteção à propriedade intelectual sejam infringidas.
Uma imagem de domínio público não tem proprietário legal. Um trabalho entra no domínio público através de várias formas: Ou seus direitos autorais expiraram, nunca foram renovados ou o trabalho foi dedicado ao domínio público.
Abaixo, estão cinco dos melhores sites de imagens livres de direitos autorais disponíveis na internet: