Como o valor da carga nuclear efetiva (Zef ) aumenta da esquerda para a direita e n se mantém constante em cada período, o raio do átomo (r) deve diminuir nesse mesmo sentido. ... Como conseqüência, o raio dos átomos aumenta com o número atômico, conforme está indicado na Figura 3.
A carga nuclear efetiva é a carga sofrida por um elétron em um átomo polieletrônico. A carga nuclear efetiva não é igual à carga no núcleo devido ao efeito dos elétrons internos. elétrons dos níveis mais internos. ) diminui.
Exemplos
Ao longo de um período na tabela periódica, o número de elétrons mais internos mantém-se constante. Entretanto, a carga nuclear aumenta. Conseqüentemente, aumenta a atração entre o núcleo e os elétrons mais externos. Essa atração faz com que o raio atômico diminua.
A carga nuclear efetiva que atua sobre o elétron mais externo dos elementos do mesmo período da tabela periódica aumenta com o número atômico (da esquerda para a direita), como pode ser visto na Tabela 2.
1 – Calcule a carga nuclear efetiva do sódio (Z = 11) e do alumínio (Z = 13) e diga qual espécie possui menor raio. Al (Z = 13) 1s2 2s2 2p6 3s2 3p1 Zef = 13 – 10 = 3 → > Zef, então, > atração e assim, < raio. Observe que a carga nuclear efetiva aumenta da esquerda para a direita em um mesmo período.
No caso podemos afirmar que a carga nuclear efetiva pode ser concebida pela diferença as cargas do núcleo do átomo e a carga total dos elétrons interiores ao átomo. ... Isso quer dizer que para cada elétron em um átomo, essas regras dão um valor constante de blindagem, chamado por σ.
Ao longo do período diminui o raio atómico pois aumenta a carga nuclear pelo que os eletrões são cada vez mais atraídos para o núcleo, o que provoca uma contração da nuvem eletrónica. Os raios atómicos permitem investigar as propriedades físicas dos diferentes átomos.
Assim, o que vai diferenciar um do outro é a quantidade de prótons que há no núcleo, isto é, o número atômico. Com o aumento no número atômico, a carga nuclear efetiva diminuirá e o raio será maior.
INTRODUÇÃO: A carga nuclear líquida que atrai o elétron é denominada carga nuclear efetiva, representada por Zef e Z*. ... O raio atômico e a carga nuclear efetiva são parâmetros utilizados para entender a variação da energia de ionização e afinidade eletrônica.