A segunda característica da atitude filosófica é positiva, isto é, uma interrogação sobre o que são as coisas, as idéias, os fatos, as situações, os comportamentos, os valores, nós mesmos.
A Atitude Filosófica é um conceito que significa, acima de tudo, romper com o senso comum e olhar com espanto o que há de mais trivial em nosso cotidiano. A problematização da realidade é o ponto central e o motor da filosofia.
Quais ações a seguir podem afirmar uma atitude filosófica? a) Perguntar por que é, por que algo existe, qual é a origem ou a causa de uma coisa, de uma ideia, de um valor, de um comportamento. b) Aceitar as relações de opressão, dominação e alienação que prevalecem em uma dada sociedade.
"A primeira característica da atitude filosófica é negativa, isto é, um dizer não ao senso comum, aos pré-conceitos, aos pré-juízos, aos fatos e às ideias da experiência cotidiana, ao que „todo mundo diz e pensa‟, ao estabelecido.
A consciência mítica era caracterizada pelas explicações tradicionais encontradas nas histórias mitológicas. ... Durante muito tempo, essas histórias constituíram a explicação sobre a cultura grega e sobre a origem de todas as coisas. Não havia uma distinção entre religião e outras atividades.
A importância da atitude filosófica está nos atos de avaliar os diversos dogmatismos que assombram o mundo e que são impermeáveis ao diálogo. Está no questionamento das operações ideológicas que manipulam o real. Está no enfrentamento aos fanatismos que cegam.
O pensamento reflexivo surge, quando o homem toma uma atitude problematizadora da realidade; Aquilo que era natural, surge de repente como algo estranho, carecendo de ser compreendido e explicitado. Reflectir implica um distanciamento das coisas, para as poder voltar a olhar de outra forma.