Emprega-se o tempo verbal past perfect para indicar ações ou eventos que tenham sido concluídos antes de um momento no tempo passado|1|. O past perfect também pode ser usado para estados no passado|2|.
O past perfect é usado para expressar uma ação que ocorreu no passado antes de uma outra ação ter ocorrido. Esse tempo verbal é marcado pela forma: Sujeito + had + verbo principal no particípio passado + complemento The movie had already started when I got home yesterday.
Para formar frases afirmativas no Past Perfect, basta seguir a seguinte estrutura: Sujeito + verbo to have no Simple Past (had) + verbo principal no Past Participle + complemento.
O have had se fará presente quando o verbo principal da oração for have, que quando colocado no past participle, se torna had; e o verbo auxiliar for have/has.
Os tempos verbaisVerbo estudar – 1° conjugaçãoVerbo aprender – 2° ConjugaçãoVerbo partir – 3° conjugação(Eu) estudava(Eu) aprendi(Eu) parti(Tu) estudavas(Tu) aprendeste(Tu) partiste(Ele) estudava(Ele) aprendeu(Ele) partiu(Nós) estudávamos(Nós) aprendemos(Nós) partimos
Past Perfect Continuous (Passado Contínuo Perfeito), também conhecido como Past Perfect Progressive (Passado Perfeito Progressivo), é aquele que expressa a continuação de uma ação que teve início no passado antes de outra também no passado, ou seja, dá ênfase à duração desse acontecimento.
Quando falamos de um evento no passado e queremos dizer quando aconteceu, usamos o simple past: ... Agora, se quisermos falar de algo ainda mais no passado, anterior a este simple past, usamos o past perfect. Assim, o past perfect deixa claro qual ação aconteceu primeiro.
O Past Perfect Simple é composto pelo verbo auxiliar to have no Simple Past (had) + o Past Participle do verbo principal. Lembrem-se que os verbos no Past Participle também são regulares e irregulares. Os de padrão regular são formados pelo acréscimo de de – d, – ed ou – ied.
Present Perfect
Lembra que alguns verbos mudam quando são conjugados na terceira pessoa? Com o "has e have" não é diferente. "Has" é usado para os pronomes pessoais na terceira pessoa: He, She e It, e "have" para os outros pronomes: I, You, We, They. Lembre-se que o "has e have", nesse caso, devem ser os verbos principais da oração.