Os lactobacillus sp são bactérias que fazem parte da flora vaginal e, juntamente com outras bactérias, constituem um mecanismo de defesa natural contra micro-organismos causadores de doenças. Os lactobacillus sp contrabalanceiam a proliferação de fungos, bactérias e outros micro-organismos no interior da vagina.
O que significa Lactobacillus sp com presença de Citólise?
A citólise é o resultado da morte celular quando da proliferação incompleta do epitélio escamoso vaginal (células intermediárias), devido ao excesso de lactato presente no microbioma vaginal na presença de lactobacilos.
O que significa a presença de lactobacilos na vagina?
Os lactobacilos são considerados as bactérias "do bem" da microbiota vaginal, já que protegem a mulher de infecções por outros micro-organismos potencialmente patogênicos através de competição por nichos, alimentos e controle do pH vaginal.
O que significa presença de Citólise?
Citólise significa morte celular, que pode acontecer tanto em situações fisiológicas (normais do corpo feminino) ou em situações patológicas (doenças) quando muito intensa e persistente.
Como foi o exame de papanicola?
Fiz o exame de papanicolaou pela primeira vez e o resultado foi: Descamação Celular: Abundante. Tipos de Células Representadas: Células Intermediárias; Células Superficiais. Microbiologia: Lactobacillos. Observações: Citólise; Exsudato neutrofílico discreto. Conclusão: Quadro inflamatório.
Quais são os tipos de células encontrados no exame de Papanicolau?
Epitélios representados na amostra são os tipos de células encontrados no exame de Papanicolau. As células normalmente encontradas são as escamosas, glandulares e metaplásicas. Inflamação é diferente de infecção. Significa que há células de defesa.
Como controlar os níveis de Lactobacillus sp?
Não é preciso nenhum tratamento em específico para controlar os níveis de Lactobacillus Sp, no entanto existem algumas coisas que podem influenciar os níveis da bactéria, tais como:
Por que a presença de lactobacillus pode causar infecções genitais?
A presença de Lactobacillus tem sido considerada como fator protetor contra outros micro-organismos patogênicos pela produção do ácido lático que mantem o pH vaginal mais ácido, inibindo infecções genitais diversas.