A piezoeletricidade baseia-se na habilidade que alguns cristais têm de gerar carga elétrica quando carregada mecanicamente com pressão ou tensão, o que é denominado como o efeito piezo direto. Mas também exibem o efeito reverso, onde há geração interna de uma tensão mecânica resultante de um campo elétrico aplicado.
A piezoeletricidade é uma propriedade de alguns materiais que, através de uma tensão mecânica, se tornam eletricamente polarizados, o que chamamos de efeito direto, e o contrário também é possível, quando colocado em uma diferença de potencial (DDP), sofrem uma deformação mecânica.
Em síntese, o efeito piezoelétrico é o surgimento de uma tensão elétrica a partir de um esforço mecânico. Ele ocorre em cristais, como os de quartzo. ... Ou seja, se pressionarmos um cristal de quartzo, uma diferença de potencial irá surgir. E, caso seja aplicada uma tensão nele, o cristal se expandirá.
Tanto os materiais piezoelétricos como piroelétricos encontram diversas aplicações práticas na eletrônica. Já falamos dos cristais de quartzo, mas podemos citar outros exemplos de aplicações para os piezoelétricos. Uma delas é em transdutores que convertem sinais elétricos em sons e vice-versa.
A Piezoeletricidade é a eletricidade gerada a partir de uma pressão mecânica. Podemos classificar o efeito piezoelétrico em direto, quando há conversão de energia mecânica em elétrica, e inverso, quando há conversão de energia elétrica em mecânica.
O efeito reverso acontece quando o material é submetido a um campo elétrico, nesse caso os dipolos do material piezelétrico são alinhados de acordo com as linhas de campo elétrico, fazendo assim com que o material sofra uma deformação mecânica.
Os materiais piroelétricos constituem-se num grupo especial de materiais piezoelétricos que são polarizados naturalmente nas condições naturais de temperatura e pressão. No entanto, o grau de polarização do material muda sensivelmente com a temperatura, daí sua denominação ("piros" significa fogo em grego).
[1]Os elementos piezoelétricos são cristais, como o quartzo , a turmalina e o titanato que acumulam cargas elétricas em certas áreas da estrutura cristalina, quando sofrem uma deformação física, por ação de uma pressão. São elementos pequenos e de construção robusta.
Estrutura cristalina de um cristal de quartzo. O aparecimento de um campo elétrico nesse material ocorre quando ele é comprimido ou distendido no sentido longitudinal, deslocando as cargas positivas em relação as cargas negativas.