Atitude dos países que se recusam a acompanhar sistematicamente a política de um de dois blocos de estados antagonistas. Plural: não-alinhamentos . Plural: não-alinhamentos. Grafia no Brasil: não alinhamento.
É uma associação de países formada com o aparecimento dos dois grandes blocos opostos durante a Guerra Fria liderados pelas superpotências de então (EUA e URSS). Seu objetivo era manter uma posição neutra e não associada a nenhum dos grandes blocos.
Associação livre de países que, durante a guerra fria, não tinham nenhum compromisso formal com qualquer dos dois poderosos blocos antagónicos dirigidos pelos Estados Unidos e pela União Soviética.
A Conferência de Bandungue (Bandung) foi uma reunião de 29 países asiáticos e africanos em Bandungue (Indonésia), entre 18 e 24 de Abril de 1955, com o objetivo de mapear o futuro de uma nova força política global (Terceiro Mundo), visando a promoção da cooperação econômica e cultural afro-asiática, como forma de ...
O objetivo de fazer esse movimento de não se inserirem nesse conflito e também de não adotarem um dos seus lados da contenda, algumas nações então resolveram criar uma espécie de política de cooperação, que ficou conhecida como os movimentos dos países não alinhados.
A proposta era criar um novo bloco que não estivesse alinhado nem aos Estados Unidos, tampouco ao bloco socialista, liderado pela União das Repúblicas Socialista Soviéticas (URSS). O bloco mantém reuniões periódicas e presidência rotativa a cada três anos, intercalando as regiões.
A Conferência de Bandung expressava o crescente sentimento de frustração e alienação entre as nações assim chamadas de 'não alinhadas' da África, Ásia e Oriente Médio. ... Vários discursos e resoluções condenaram o colonialismo e o imperialismo, conclamando pela libertação de todos os povos e nações subjugadas.
A conferência de Berlim, realizada entre novembro de 1884 e fevereiro de 1885, foi convocada com o objetivo de organizar os projetos de exploração e ocupação do continente africano pelas grandes potências europeias.
Hoje na História: Termina a Conferência de Bandung A conferência concluiu com a elaboração de dez princípios, entre os quais figuraram o respeito aos direitos do homem, a igualdade de todos os povos, o respeito à Carta das Nações Unidas em matéria de defesa e da solução dos conflitos de maneira pacífica.
Conferência de Bandung é o nome com o qual ficou conhecido historicamente o encontro ocorrido nesta cidade indonésia entre 18 e 24 de abril de 1955 e que reuniu os líderes de 29 estados asiáticos e africanos, responsáveis pelos destinos de 1 bilhão e 350 milhões de seres humanos.