A discriminação consiste numa ação ou omissão que dispense um tratamento diferenciado (inferiorizado) a uma pessoa ou grupo de pessoas, em razão da sua pertença a uma determinada raça, cor, sexo, nacionalidade, origem étnica, orientação sexual, identidade de género, ou outro fator.
Quais são as formas de discriminação?
Tipos de discriminação
Por raça: O etnocentrismo é a análise do mundo de acordo com os parâmetros de nossa própria cultura. ...
Por orientação sexual: ...
Por religião, ideologia, origem étnica: ...
Por diversidade funcional (incapacitação): ...
Por gênero: ...
Por aparência:
Qual o significado da palavra discriminação?
Refere-se também ao ato de separar, segregar e marginalizar, tendo por base essas mesmas diferenças. Pode significar ainda o ato de especificar, listando, relacionando, descrevendo ou precisando. É muito utilizado para referir discriminações raciais, religiosas e sociais.
Qual o significado do verbo discriminar?
Já o verbo " discriminar " está relacionado com a ação de diferenciar ou distinguir coisas, sendo também muito utilizado no sentido de segregar, marginalizar ou separar algo ou alguém devido as suas diferenças. Exemplo: "O rapaz foi discriminado por ser índio" ou "A jovem foi discriminada por ser homossexual".
O que é "descriminar" e "discriminar"?
Os verbos "descriminar" e "discriminar" são escritos quase da mesma forma, o que gera dúvidas de ortografia. No entanto, uma letra faz toda a diferença entre esses dois verbos, já que significam coisas diferentes. Leia também: Ratificar ou retificar? O que é "descriminar"?
Como se trata a discriminação?
Ela consiste em um tratamento, frequentemente negativo, em relação a uma pessoa ou grupo de pessoas, fundamentada em ideias preconcebidas. Assim, a discriminação é um preconceito praticado e, por isso, pode ser alvo de medidas judiciais. Exemplo de discriminação: um segurança de um estabelecimento proibir a entrada de uma pessoa negra no local.