O fenótipo resulta do efeito do genótipo, do ambiente e da interação destes fatores (interação genótipo por ambiente ou, simplesmente, GxE).
A presença da interação genótipos por ambientes tem um papel fundamental na manifestação fenotípica e pode influenciar muito o processo de seleção de cultivares ou de famílias. A consequência prática para o melhorista é a dificuldade no processo de seleção de genótipos promissores.
Em termos gerais, interação genótipo-ambiente (IGA) pode existir quando diferenças fenotípicas entre genótipos variam de ambiente para ambiente, podendo ser definida como a mudança no desempenho relativo de genótipos em diferentes ambientes.
A interação GxE é equivalente à variação genética na plasticidade fenotípica (VIA e LANDE, 1985).
Assim, a interação genótipo-ambiente é caracterizada quando as diferenças fenotípicas entre diferentes genótipos são desiguais de um ambiente para outro. Em que P é o fenótipo; G é o genótipo; E é o ambiente e GxE é a interação genótipo-ambiente.
Por isso, a avaliação da Interação Genótipo-Ambiente (IGA) é muito importante para programas de melhoramento genético, pois pode provocar alterações nas variações genéticas, fenotípicas e ambientais e, por conseguinte, resultar em mudanças nas estimativas dos parâmetros genéticos e fenotípicos, implicando na ...
O genótipo determina o fenótipo, e o fenótipo é a expressão do genótipo. Quando estudamos Genética, devemos estar atentos a alguns importantes conceitos. Genótipo e fenótipo, por exemplo, são conceitos essenciais para a compreensão da hereditariedade.
Para diminuir o efeito da interação GxA, recomenda-se a condução de experimentos em grande número de locais e anos, o que permite avaliar a magnitude da interação e seu possível impacto sobre a seleção e a recomendação de cultivares (SILVA; DUARTE, 2006).
Na interação gênica, percebe-se que mais de um gene influencia uma dada característica. Essas interações podem ser do tipo epistática ou não epistática. Quando estudamos Genética, sempre nos deparamos com conceitos errôneos que nos fazem crer que cada característica é determinada por um único gene.
O meio ambiente engloba tudo o que nos cerca e tudo o que necessitamos para o equilíbrio e qualidade de vida. Em outras palavras, somos totalmente dependentes de seus recursos que embora pareçam abundantes, caminham a passos largos rumo à destruição, provocada pelo próprio homem.