Resto do muro de Berlim na Bernauer Straße Bernauer Straße: de um lado da rua, prédios que faziam parte de Berlim Oriental, a calçada em frente aos prédios já fazendo parte de Berlim Ocidental. ... É ali onde foi feito o Memorial do Muro de Berlim. Além do memorial, esta rua é um grande museu à céu aberto.
A construção do muro foi uma iniciativa da República Democrática Alemã (RDA), o lado socialista, por causa das constantes fugas de moradores da parte oriental para a ocidental. Em média, 2 mil pessoas passavam para o lado capitalista todos os dias. Foram mais de 2 milhões de fugas desde a criação da RDA.
A história lá foi preservada pelas autoridades, a fim de que turistas e alemães compreendam o que se passou até mesmo na chamada faixa da morte – espaço entre dois muros com bunkers, cachorros e vigiado por torres de controle do lado comunista, onde ficavam soltados orientados a fazer o possível para se evitar fugas ...
O Muro de Berlim não impediu que as pessoas fugissem do leste para o oeste. Cerca de 5 mil pessoas conseguiram passar para o lado capitalista e ao menos 136 morreram tentando. As pessoas tentavam fugir por túneis, balões de ar, ultraleve e, na maioria dos casos, escondidas em carros que cruzavam os pontos de controle.
138 pessoas Oficialmente, 138 pessoas morreram na tentativa de atravessar o muro, mas a imprensa alemã especula que houve mais de mil falecimentos. O trânsito legal de um lado da fronteira para o outro era feito através de alguns postos controlados por oficiais de Berlim Oriental de um lado, e de Berlim Ocidental do outro.
13 de agosto de 1961 Muro de Berlim/Início da construção
A queda do muro de Berlim, construído em 1961, representeou o fim da divisão existente entre as Alemanhas e foi um marco do enfraquecimento do socialismo no mundo. ... Ele separou a cidade em Berlim Oriental e Berlim Ocidental durante mais de 28 anos, desde sua construção em 1961 até a sua derrubada em 1989.
O Muro de Berlim foi construído, em 1961, como parte de uma decisão da Alemanha Oriental e da União Soviética para isolar Berlim Ocidental e impedir que a população da Alemanha Oriental mudasse-se para o outro lado. O muro simbolizou mundialmente a polarização que marcou o século XX durante a Guerra Fria.