Resposta: As migrações germânicas resultaram no processo de desgregação do Império Romano do Ocidente. Assim, o poder centralizado em Roma deixou de existir, e as terras foram ocupadas pelos germânicos, que prevaleceram a partir da força.
Os motivos das invasões Não demorou para que suas terras férteis e seu clima ameno atraíssem a atenção de povos que viviam nas vizinhanças do império. Somava-se a isso a pressão militar exercida pelos hunos, povo guerreiro da Ásia que, a partir do século IV, voltou sua atenção para conquistar terras na Europa central.
As invasões germânicas resultaram no processo de desagregação do Império Romano a partir do século V e na mistura da cultura latina com a cultura germânica. As invasões germânicas durante os séculos IV e V precipitaram o processo de desagregação do Império Romano.
O Império Romano do Ocidente agonizou até 476, quando a cidade de Roma foi invadida pelos hérulos e o último imperador romano foi destituído. O estabelecimento dos povos germânicos nas antigas terras romanas levou ao surgimento de novos reinos, que originaram as nações modernas da Europa.
A invasão dos povos germânicos provocou transformações diversas ao Império Romano. A formação de um vasto império proporcionou aos romanos uma série de dificuldades ligadas à manutenção dos limites territoriais com outros povos europeus.
Resposta: Os principais povos germânicos que invadiram o Império Romano foram os hunos, os vândalos, os visigodos, os ostrogodos, os francos, os lombardos e os anglo-saxões(bárbaros). Em alguns momentos, eles conseguiram alcançar a cidade de Roma, saqueando a cidade e buscando destruí-la.
As Invasões Bárbaras, foram um dos fatores que influenciaram a crise do Império Romano. ... Esse processo de ocupação foi realizado pelos bárbaros, povos que eram assim chamados pelos romanos por viverem fora dos territórios do Império e não falarem latim.
Entre os povos germanos invasores, podemos destacar os godos (divididos em visigodos no ocidente e ostrogodos no oriente), os francos, os suevos, os borgúndios, os anglos, os saxões, os alamanos, entre outros7.
Em troca do lote de terras e da proteção do proprietário, os colonos deveriam ceder parte de sua produção agrícola. Esse visível processo de ruralização da economia romana provocou o esvaziamento dos centros urbanos e a retração das atividades comerciais.