Combateram e foram combatidos por diversas tribos. Vencedores, escravizaram milhares de índios. As atividades desenvolvidas por eles, assim como por franciscanos, carmelitas, mercedários e jesuítas, foram importantes na expansão territorial, na conquista e na consolidação do domínio português.
Em 28 de outubro de 1637, o capitão Pedro Teixeira partiu de Gurupá (PA) e alcançou a foz do rio Napo, no começo de julho do ano seguinte. A expedição tinha o objetivo de explorar um curso d'água dominado por mulheres guerreiras, hábeis no manejo com cavalos: o rio das Amazonas.
Pedro Teixeira foi um português explorador que se tornou, em 1637, o primeiro europeu a viajar até toda a extensão do Rio Amazonas.
As Forças Armadas são indissociáveis da Amazônia. Mais de 44 mil militares intensificam a presença do Estado Brasileiro ao longo dos 5,2 milhões de quilômetros quadrados da região, assegurando a integridade do território nacional, garantindo os interesses, os recursos naturais e a soberania brasileira.
A expedição de Pedro Teixeira garantiu domínio da região da Amazônia era ainda disputado entre potências europeias (tanto a Espanha quanto Portugal desejavam controlar a região, que não tinha "dono" definido) e era necessário proteger a província do Maranhão de invasões estrangeiras e ataques dos povos nativos.
Fundou Franciscana na confluência do rio Napo com o Aguarico, no alto sertão, para delimitar as terras de Portugal e Espanha, segundo o Tratado de Tordesilhas. A viagem foi registrada pelo jesuíta Cristóbal de Acuña em obra editada em 1641.
A expedição de Pedro Teixeira foi importante pois o domínio da região da Amazônia era ainda disputado entre potências europeias (tanto a Espanha quanto Portugal desejavam controlar a região, que não tinha "dono" definido) e era necessário proteger a província do Maranhão de invasões estrangeiras e ataques dos povos ...
Porque a expedição anterior, a de Orellana, fracassou na busca do El Dorado. Os espanhóis estavam interessados em dominar a região da Amazônia, pois alguns relatos os faziam acreditar que lá havia um paraíso perdido, o El Dorado, repleto de ouro e de especiarias.
Operação Amazônia reúne 4 mil homens das Forças Armadas até o dia 21. As Forças Armadas iniciam hoje (10) a Operação Amazônia, com o objetivo de aperfeiçoar a defesa e soberania da região amazônica.
São 24 pelotões especiais de fronteira (PEF), com efetivo entre 20 e 80 soldados cada um.