A esfera é um figura tridimensional, que faz parte da geometria espacial. Ela ainda pertence ao grupo dos corpos redondos, também denominados de sólidos de revolução - gerados através da rotação completa de uma figura geométrica plana -, no caso da esfera, a figura geradora é um semicírculo.
Dado um ponto C e um número real positivo r, a esfera de centro C e raio r é o conjunto de pontos do espaço que estão a uma distância menor ou igual a r do ponto C.
A esfera pode ser obtida através do movimento de rotação de um semicírculo em torno de seu diâmetro. Uma esfera é um objeto tridimensional perfeitamente simétrico. Na matemática, o termo se refere à superfície de uma bola. ... A esfera é uma forma circular ou seja esférica como a forma de uma bola.
A esfera armilar é um instrumento de astronomia aplicado em navegação que consta de um modelo reduzido do cosmo . ... Essas armilas são articuladas e indicam os principais círculos máximos: os polos, os trópicos, os meridianos e o equador.
A esfera é um símbolo da totalidade do Universo e de Deus. Traduz a perfeição, o poder e a expansão e, por essa razão, foi escolhida como o símbolo dos imperadores e dos reis em muitas nações, como foi o caso da esfera armilar como símbolo de Portugal.
O bambolê caracteriza uma circunferência, pois não possui um preenchimento; o prato simboliza um círculo, pois todo o seu interior é preenchido; e a bola representa uma esfera, pois, além de tridimensional, é uma forma circular.
Superfície Esférica. A superfície da esfera é formada por pontos que estão na mesma distância do centro por uma medida equivalente a medida do raio (r). Podemos fazer uma analogia com a casca da laranja.
Entre os elementos de uma esfera, podemos citar: polos, meridianos, paralelos, entre outros. As esferas são obtidas pelo giro de um semicírculo ao redor do diâmetro, por isso, são chamadas de sólido de revolução.
A esfera armilar é uma representação da esfera celeste, em cujo centro colocamos a Terra. É constituída por dez círculos ou armilas: um meridiano, o horizonte, os dois coluros, o equador celeste, a eclíptica com o zodíaco, os dois trópicos, os dois círculos polares.