A escultura egípcia antiga procurava representar os deuses e os faraós para capacitar a população a vê-los em suas formas físicas. Ela estava intimamente ligada à arquitetura, que, por sua vez, voltava-se para a construção de templos e de tumbas. ... Todas essas esculturas eram feitas em vários tamanhos.
As esculturas do Antigo Egito foram demarcadas na antiguidade sobretudo pelas esculturas de grandes dimensões associadas à arquitetura, pelo relevo descritivo (hieróglifos), pelo busto e pela estatuária de pequenas dimensões onde dominam não só as representações de deuses e faraós, como também de animais.
É considerada arte egípcia toda expressão artística feita no Egito Antigo, seja na pintura, nas esculturas, na arte decorativa, na arquitetura e outras formas. As obras da arte egípcia eram muito ligadas à religiosidade desse povo. Então, grande parte da obra é feita em homenagem aos deuses egípcios.
As Esfinges representando o corpo de um leão (força) e a cabeça humana (sabedoria), eram colocadas na alameda de entrada do templo para afastar os maus espíritos. Obeliscos eram colocados à frente dos templos para materializar a luz solar.
A lei da frontalidade é a característica mais marcante na pintura egípcia. Essa regra determinava que o tronco das pessoas deveria ser representado de frente, enquanto a cabeça, pernas e pés exibidos de perfil. ... Vale a pena pegar um lápis e tentar reproduzir um desses desenhos egípcios "primitivos".
Ainda que passassem uma grande sensação de rigidez as esculturas egípcias revelavam informações bem completas e relevantes sobre a pessoa, geralmente faraó ou deuses, que era representada.
Pintura Egípcia Os desenhos, geralmente, eram acompanhados de textos, feitos em escrita hieroglífica (as palavras e expressões eram representadas por desenhos). Havia uma busca pela harmonia e pelo equilíbrio. Havia também a presença de muitos símbolos nessas pinturas.
Seus temas normalmente referiam-se à vida egípcia, como caçadas, pescas e o cultivo da terra, além de mostrar os animais característicos da região, eles também representavam muito as suas crenças retratando a ação dos deuses, a vida após à morte, a mumificação, a temática mortuária era de grande presença.
Pintura Egípcia Os egípcios não trabalhavam com a técnica da perspectiva (imagens tridimensionais). As pinturas eram muito padronizadas e a criatividade não era valorizada, pois a pintura tinha como objetivo divulgar aspectos religiosos e não proporcionar admiração estética ou sensorial.
Foram construídos também outros túmulos, além das pirâmides, os hipogeus, que eram subterrâneos, e as mastabas, que eram trapezoidais. Nas esculturas era observada a lei do frontalidade, ou seja, o corpo humano era representado de frente e dividido em duas partes iguais, e o hieratismo, ou seja, a rigidez.