Toda interferência na formação psicológica da criança ou do adolescente promovida ou induzida por um dos pais, por avós ou por qualquer adulto que tenha a criança ou o adolescente sob a sua autoridade, guarda ou vigilância, pode ser considerado como alienação parental.
Qual a pena para o crime de alienação parental?
I – declarar a ocorrência de alienação parental e advertir o alienador; II – ampliar o regime de convivência familiar em favor do genitor alienado; ... Dentre elas está a punição do alienador mediante pena de detenção (prisão) de três meses a três anos.
Quais os problemas da alienação parental?
Como consequência, o filho influenciado ou alienado, pode apresentar sentimentos constantes de raiva, tristeza, mágoa, ódio, contra o outro genitor e sua família; se recusar a ter qualquer comunicação com o outro genitor e familiares; guardar sentimentos negativos, exagerados ou não verdadeiros com relação ao outro ...
Como acabar com a alienação parental?
Conforme salientou Perissini, em sua obra "Guarda Compartilhada e Síndrome de Alienação Parental, o que é isso?" a forma mais eficaz de coibir a alienação parental é a aplicação da guarda compartilhada, isso porque, dessa forma a criança continua tendo contato com seus genitores, o que evita a perda de uma referência.
Qual o objetivo da alienação parental?
A prática de ato de alienação parental fere direito fundamental da criança ou do adolescente de convivência familiar saudável e a lei veio com o objetivo de punir ou inibir aquele genitor que descumpre os deveres inerentes à autoridade parental ou decorrente da tutela ou da guarda do menor.
O que vem a ser a alienação parental Cite exemplos?
Isso ocorre, por exemplo, quando, continuamente, um dos pais "implanta", no filho, ideias de abandono e desamor, atribuídas ao outro genitor, fazendo-o acreditar que o alienado não é uma boa pessoa e não possui valores à altura de ser "pai" ou "mãe".
Quais são os perigos da alienação parental?
Quais são os perigos da alienação parental Os adultos que praticam a alienação parental estão tão envolvidos com seus próprios sentimentos que são incapazes de promover o respeito com os filhos. É dever dos pais não misturar os assuntos, pois as crianças naturalmente se sentem responsáveis pelas brigas e separações dos pais.
Por que o filho sofre com a alienação parental?
O filho que sofre com a alienação parental pode apresentar sintomas de depressão, ansiedade, enurese noturna, terror noturno, insônia, ansiedade de separação e mutismo seletivo. A situação estressante também poderá prejudicar o sistema imunológico da criança e levar ao desenvolvimento de outras doenças, como as infecções.
Por que a criança está sendo vítima de alienação parental?
Existem algumas maneiras de provar que a criança está sendo vítima de alienação parental, inclusive com conteúdos enviados por WhatsApp ou e-mail, segundo o advogado Flávio Goldberg. "Além disso, por relatório de psicólogo que evidencie a prática de alienação parental.
Qual é a síndrome de alienação parental?
Trata-se de uma questão delicada em que os especialistas devem intervir para poderem delimitar e definir se existe ou não uma síndrome de alienação parental. Procure ajuda quando achar necessário, para o bem do seu filho e de toda a sua família. Toma un momento para compartir ...