Ontogenia ou ontogênese refere-se ao processo biológico de desenvolvimento dos indivíduos, desde a fecundação do óvulo até a maturidade. ... Ou seja, é a história do desenvolvimento de um organismo durante toda a sua vida.
Significado de Ontogenia substantivo feminino Processo evolutivo acerca das alterações biológicas sofridas pelo indivíduo, desde o seu nascimento, até seu desenvolvimento final; ontogênese.
Entende-se por Ontogenia o estudo do desenvolvimento de determinado organismo, bem como as transformações sofridas por tal organismo.
Ontogênese é o nome dado ao processo de formação de um ser vivo. Descreve a transformação de uma semente em árvore ou o surgimento de uma pessoa a partir de um óvulo fecundado. Inicialmente, o conceito de ontogênese era usado para descrever as mudanças de forma durante o desenvolvimento de um ser vivo.
A ontogênese define a formação e desenvolvimento do indivíduo desde a fecundação do óvulo até à morte do indivíduo. A ideia de que a ontogenia recapitula a filogenia, isto é, que o desenvolvimento de um organismo reflete exatamente o desenvolvimento evolucionário das espécies, está hoje desacreditada.
A ontogenia é estudada em biologia do desenvolvimento (estudo do processo pelo qual animais e plantas crescem e se desenvolvem). O termo ontogenia tem sido usado na biologia celular para descrever o desenvolvimento de vários tipos celulares num determinando organismo.
Já na seleção do nível ONTOGENÉTICO, correspondem aos comportamentos específicos de cada indivíduo ou organismo, enquanto inseridos em uma determinada espécie e uma determinada cultura. Tais comportamentos / contingências, ocorrem durante toda a sua permanência na terra.
Originalmente, um termo biológico que designa a história genealógica e o desenvolvimento evolucionário de uma espécie ou grupo, distinto do desenvolvimento ontogenético do indivíduo. De acordo com a lei biogenética de Haeckel, a filogenia é sempre recapitulada pela ontogênese.
A anagênese ou anagénese é a evolução progressiva de espécies que envolve uma mudança na frequência genética de uma população inteira em oposição a um evento de ramificação, cladogênese.