Tolman julga que a redução dos mecanismos de aprendizagem aos princípios do reforçamento geraria: 1) a desconsideração do papel que os componentes biológicos e cognitivos exerceriam sobre o controle imediato do comportamento; e 2) a restrição temporal da explicação por reforçamento.
B Tolman realizava estudos focados na intencionalidade dos comportamentos humanos. C Os estudos de Tolman focavam-se nas relações entre comportamento e inconsciente. ... E Tolman conduzia estudos subjetivos do comportamento com ênfase nas interações humanas.
RESUMO - Entende-se a aprendizagem como um processo dinâmico e interativo da criança com o mundo que a cerca, garantindo-lhe a apropriação de conhecimentos e estratégias adaptativas a partir de suas iniciativas e interesses e dos estímulos que recebe de seu meio social.
A aprendizagem é a assimilação ativa de conhecimentos e de operações mentais, para compreendê-los e aplicá-los consciente e autonomamente, é a criação de uma forma de conhecimento humano – relação cognitiva entre aluno e matéria de estudo – desenvolvendo-se sob as condições específicas do processo de ensino.
Tolman (1967 [1932]) entende que essa incongruência tem em sua raiz duas maneiras de considerar o comportamento, que não foram distinguidas por Watson: o comportamento como fenômeno molecular e como fenômeno molar. ... Nesse ponto, o estudo do comportamento já não pode negar sua dependência da fisiologia.
Se o behaviorismo clássico é baseado no modelo estímulo-resposta, o neobehaviorismo mediacional proposto por Edward C. Tolman entende que há uma variável mediadora entre essas duas pontas e, assim, apresenta o esquema estímulo-organismo-resposta. Logo, a variante do meio interfere no comportamento, segundo essa teoria.
Como destacamos anteriormente, a revolução iniciada por Watson constituiu o primeiro estágio da evolução da escola de pensamento comportamental. O segundo estágio, o chamado neobehaviorismo, compreendeu o período de 19 (aproximadamente), englobando os trabalhos de Tolman, Hull e Skinner".
Aprendizagem é um processo de mudança de comportamento obtido através da experiência construída por fatores emocionais, neurológicos, relacionais e ambientais. Aprender é o resultado da interação entre estruturas mentais e o meio ambiente.
Aprendizagem representacional: é considerado o tipo mais básico, que ocorre a partir do conhecimento do significado de símbolos individuais e do que eles representam.
Aprendizagem é um processo de mudança de comportamento obtido através da experiência construída por fatores emocionais, neurológicos, relacionais e ambientais. Aprender é o resultado da interação entre estruturas mentais e o meio ambiente.