Pregando a busca da liberdade através da meditação, ele conquistou uma geração de pessoas que buscava a espiritualidade sem ter de se comprometer com antigas crenças. ... Para isso, Osho desenvolveu técnicas, como a meditação dinâmica, e reformulou outras.
Os desentendimentos eram tão sérios e as violações legais da seita e de seus seguidores eram tamanhas que, em 1985, Bhagwan foi deportado dos Estados Unidos. Além disso, má fama de Osho se espalhou pelo mundo, ao ponto do guru ter sido negado em 21 países. Assim, ele resolveu voltar para a Índia.
A filosofia do indiano pregava que o mundo material e o espiritual não eram excludentes e, portanto, seus seguidores estavam livres para usufruir de prazeres como sexo e dinheiro.
Em 13 de setembro, 1985, Sheela deixou a comunidade e foi para a Europa. Alguns dias mais tarde, Rajneesh a "acusou de incêndio criminoso, escutas telefônicas, tentativa de homicídio e envenenamento em massa." Ele também afirmou que Sheela tinha escrito o Livro de Rajneeshism e o publicado em seu nome.
Insuficiência cardíaca Rajneesh/Causa do falecimento
11 de dezembro de 1931, Raisen, Índia Rajneesh/Nascimento
19 de janeiro de 1990 Rajneesh/Data de falecimento
58 anos (1931–1990) Rajneesh/Idade ao falecer
19 de janeiro de 1990 Rajneesh/Data de falecimento
Rajneesh Chandra Mohan Jain (1931-1990), também conhecido como Bhagwan Shree Rajneesh ou Osho foi um líder espiritual indiano, professor de filosofia e mestre de meditação. Ele foi o fundador de um movimento espiritual que ganhou proporção internacional e foi autor de mais de 600 livros.