Pergunta 7 0,3 em 0,3 pontos O que pressupõe o pagamento de impostos? Resposta Selecionada: b. Ressarcimento ou contrapartida direta para o contribuinte. ... Ressarcimento ou contrapartida direta para o contribuinte.
9 - Qual a forma predominante de financiamento dos gastos do governo? Resposta: (D) Via tributos.
3º Tributo é toda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção de ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada.
Ao conjunto das regras destinadas a regular a instituição, a cobrança, a arrecadação e a partilha de tributos dá-se o nome de "Sistema Tributário Nacional".
De acordo com o artigo 77º do CTN, taxa é um tributo "que tem como fato gerador o exercício regulador do poder de polícia, ou a utilização efetiva e potencial, de serviço público específico e divisível". Algumas taxas são: ... Taxa de Licenciamento Anual de Veículo – art.
Os tributos são impostos, taxas e contribuições de melhoria. No entanto, a Constituição Federal, em seus arts. ... Imposto de Renda, Contribuição Social, IPTU, IPVA, PIS, COFINS e ICMS são alguns exemplos de tributos de uma empresa.
De início, cumpre esclarecer que os tribunais – paulatinamente – vêm admitindo a tributação de atividades criminosas, ilícitas ou imorais. Admite-se, pois, a tributação sobre a renda proveniente de atividades ilícitas, além de responder o infrator pelo crime contra a ordem tributária (Lei 8.137/90).
O sistema tributário brasileiro consiste basicamente no recolhimento de tributos a fim de subsidiar as ações do governo no que diz respeito aos serviços prestados à população, melhoria da infraestrutura dos entidades governamentais e pagamento do dos servidores públicos.
Os tributos são contribuições que precisam conter as seguintes características para ser cobrados do contribuinte: Prestação pecuniária: os tributos serão cobrados em espécie (dinheiro). Compulsórios: é uma imposição estatal; havendo o fato gerador, será cobrado o tributo.
O funcionamento do Sistema Tributário Nacional é pautado no recolhimento de tributos, com o objetivo de financiar as atividades do Estado, como melhorias nos serviços prestados à população, investimentos em infraestruturas e pagamentos dos salários dos servidores.