A membrana basal é formada pela lâmina basal juntamente com fibras reticulares e complexos de proteoglicanas e glicoproteínas, sendo, visível ao microscópio óptico quando utilizamos técnicas específicas, como o PAS (ácido periódico de Schiff ).
A membrana basal é uma delgada lâmina de matriz extracelular que reveste células nervosas, adiposas e musculares, além de separar células epiteliais do tecido conjuntivo subjacente7.
A membrana basal é um dos elementos da matriz extracelular com grande relevância para as células epiteliais. Ela se dispõe como um tapete molecular entre o pólo basal do estrato germinativo (células basais dos epitélios) e os elementos do tecido conjuntivo.
A membrana basal é constituída pelas lâminas basal e reticular. A lâmina basal é uma camada de matriz extracelular em contato direto com as células epiteliais. É composta por laminina, colágeno IV, entactina e pro-teoglicanas. Já a lâmina reticular é composta por fibras colágenas contínuas com o tecido conectivo.
b) Quais os elementos estruturais (proteínas) que a compõem? As proteínas que compõem a membrana basal são colágeno IV, laminina, fibronectina e proteoglicanas.
A região da célula voltada para a superfície livre é o polo apical, enquanto o lado oposto é o polo basal.
As células basais são as mais profundas do epitélio e estão apoiadas na lâmina basal. São poliédricas ou cuboides ou colunares, dependendo da localização do epitélio no organismo. As células intermediárias da camada epitelial são alongadas e as células mais superficiais são achatadas, isto é, pavimentosas.
Nenhuma. São a mesma coisa: uma camada de Mucopolisacarídeo que fica na superfície basal das células epitéliais,mas tem funções diferenciadas que influenciam na polaridade das células, tem papel na filtração de moléculas.
A membrana basal é a membrana que sustenta o tecido epitelial, fica situado entre as células parenquimatosas e o tecido de sustentação e nutri as células que estão acima, que geralmente são avasculares, como a epiderme, que não tem vasos.
Membrana basal – é a membrana plasmática que reveste a região basal de uma célula, voltada para a lâmina basal. Não confundir o nome desta região de membrana com a membrana basal. Esta é uma estrutura extracelular e constituída de macromoléculas.