Pelo menos três horas antes da doação, evite alimentos gordurosos, como açaí, abacate, leite e seus derivados (queijo, iogurte, manteiga…), massas, frituras, ovos, maionese, sorvete, chocolate, etc.
Mas ainda segundo o Ministério da Saúde, o ideal é evitar o consumo de alimentos gordurosos, como fast foods, pelo menos nas três horas que antecedem a doação sanguínea. Outra recomendação é evitar o consumo de bebidas alcoólicas 12 horas antes e 12 horas depois da doação.
Não doe sangue com o estômago vazio. As pessoas geralmente se sentem fracas depois de doar. Por isso, alimente-se antes", alerta Adriana. No dia seguinte, a orientação também é consumir alimentos ricos em vitamina C e aqueles ricos em ferro.
Alimentos que contêm ácido fólico: Pães enriquecidos, cereais, nozes, sementes e feijão. Alimentos com Riboflavina: Produtos lácteos, como leite e iogurte são boas fontes. A vitamina B-6: Você encontra nas batatas, bananas, sementes, nozes, carne vermelha, peixe, ovos e espinafre.
Carnes, ovos, feijão, lentilha e cereais integrais são bons exemplos de fontes de ferro. O consumo de vitamina C, que ajuda na absorção de ferro pelo organismo, também é recomendado – frutas cítricas são uma ótima pedida. Vá bem alimentado ao local de doação, mas não com o estômago cheio.
Os requisitos para doar sangue é estar com bom estado de saúde e seguir os seguintes passos:
Não se pode doar em jejum. Se você doar pela manhã, tome café da manhã normalmente, pode beber uso de sucos, café, chá, leite (preferencialmente leite desnatado ou de soja) e comer pão e frutas (menos abacate e jaca) normalmente. É bom evitar alimentos gordurosos, como: frituras, salgadinhos, manteiga, ovos e outros.
O doador não deve estar em jejum, mas é importante evitar alimentos gordurosos três horas antes da doação. Veja também: O que é preciso para doar sangue? Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos e que estejam pesando mais de 50kg.
– Alimentos ricos em ferro (Castanha de caju, carne vermelha, feijão etc.) – Frutas ricas em vitamina C (frutas cítricas) – Alimentos ricos em vitamina B6 (batatas, bananas, nozes etc.)
Para isso, uma das técnicas utilizadas é a plasmaférese, que coleta o sangue, extrai o plasma convalescente em uma máquina e depois devolve ao doador as hemácias e elementos figurados, como plaquetas.