Explicação: Numa esfera condutora, as cargas distribuem-se uniformemente na superfície. ... Assim, o campo elétrico dentro da esfera (em equilíbrio eletrostático) é nulo.
É importante saber que o vetor campo elétrico num ponto NÃO depende do valor da carga de prova q. Se tomarmos diferentes cargas, verificamos a ação de diferentes forças, porém a relação entre a força e a carga permanece a mesma para cada ponto.
O potencial elétrico de uma esfera condutora eletrizada pode ser calculado considerando que toda sua carga esteja concentrada em seu centro. ... Nessa situação, o campo elétrico e a força elétrica dentro dessa esfera são nulos. O campo elétrico (E) no interior da esfera eletrizada é nulo. Não pare agora...
O campo é nulo porque os campos das duas cargas positivas são iguais e opostos e os campos das duas cargas negativas também são iguais e opostos. O potencial não é negativo, porque as duas cargas positivas produzem maior potencial do que o potencial das duas cargas negativas.
Para pontos no interior da esfera, a intensidade do campo elétrico é nula e o potencial elétrico coincide com o da superfície. Observação: a intensidade do vetor campo elétrico no interior de um condutor carregado de eletricidade e em equilíbrio eletrostático é sempre nulo.
A constante eletrostática é a constante de proporcionalidade k presente na lei de Coulomb. Essa constante não possui um valor único, pois esse valor depende do meio material em que os corpos estão imersos. Quanto maior o valor da constante eletrostática, maior uma força elétrica atuante sobre dois corpos carregados.
A direção da força elétrica e do campo elétrico sempre serão as mesmas, logo, a direção da força elétrica também será vertical. Como a carga de prova é negativa (q < 0 ), a força elétrica e o campo elétrico terão sentidos opostos, portanto o sentido da força elétrica é de cima para baixo.
No equilíbrio eletrostático: As cargas elétricas distribuem-se na superfície externa do condutor. O campo elétrico no interior do condutor é nulo O potencial no interior do condutor é o mesmo em todos os pontos. A concentração de cargas é maior nas regiões pon- tiagudas do condutor (poder das pontas).
a esfera fica com cargas positivas. ... Alguns elétrons livres - depende da quantidade de cargas negativas indutoras - são repelidos para uma região da superfície da esfera oposta àquela próxima do indutor. Assim, num lado concentram-se cargas positivas e no lado oposto, cargas negativas.