Fazer bochechos com água morna com sal ajuda a desinfetar a afta e acelerar a sua cicatrização, pois o sal tem potente ação bactericida que elimina as bactérias do local. Para isso, basta colocar 1 colher de café de sal num copo com água morna e fazer bochechos durante alguns minutos, 2 vezes ao dia.
Causas comuns das aftas
Embora a ciência não tenha uma explicação 100% definida para a origem da afta, já se sabe que ela começa com um machucado na camada superficial da mucosa da boca, o tecido epitelial. A agressão é fruto de déficit vitamínico, baixa na imunidade, excesso de acidez ou até traumas, caso de uma mordida.
Os anestésicos locais tópicos, como a procaína ou a benzocaína, por exemplo, agem reduzindo a dor temporariamente. Exemplos de remédios para aftas com anestésicos locais na composição são o Aftliv, Hexomedine, Bismu Jet e Amidalin, por exemplo.
A afta na gengiva é um problema bucal mais comum do que se imagina e que pode causar muitos incômodos aos pacientes. Apesar de ser uma doença que costuma atingir partes mais "escondidas" do tecido gengival, o quadro também pode surgir em outras regiões da cavidade bucal, incluindo as mais próximas ao dente.
Aftas também são comuns na gengiva O aparecimento de aftas é mais comum nas gengivas do que parece. A ocorrência dessas lesões está relacionada a pequenos traumas que ocorrem durante a escovação.
Beijo pode passar afta de boca para boca – Mito. A afta não é transmissível, mesmo durante um beijo. Fazer sexo oral quando se tem uma afta pode aumentar a possibilidade de contrair doenças sexualmente transmissíveis – Verdade.
Faça bochechos com água morna e sal, isso vai ajudar a desinfetar a afta e acelerar a cicatrização. Misture 1 colher de leite de magnésia com 1 copo de água e faça gargarejos, isso vai ajudar a recobrir e proteger a lesão de bactérias, acelerando a cicatrização.