As infecções por microrganismos estão entre as causas mais comuns de dor na região testicular. Há dois tipos importantes de infecção nos testículos: a epididimite, que será descrita adiante; e a orquite, que causa inflamação em ambos ou em apenas um testículo, o que é mais comum.
Como tratar: uma boa forma de aliviar a dor é fazer banhos de assento com água morna durante 15 minutos e praticar exercícios de kegel, no entanto, quase sempre também é necessário tomar antibióticos receitados pelo urologista, como ciprofloxacino ou levofloxacina.
Simplesmente porque o saco, ou escroto, é uma região rica em terminações nervosas. E, para piorar a situação, os testículos não são protegidos por uma grossa camada de derme, como ocorre com outras áreas de grande sensibilidade no corpo, como a ponta dos dedos.
Os testículos são órgãos muito sensíveis, que podem ficar dolorosos após mínimos traumas ou pequenas inflamações. A sensação de dor nos testículos pode ter origem no próprio testículo, nas estruturas ao seu redor ou até mesmo por problemas fora da bolsa escrotal, como nos casos de pedras nos rins ou hérnia inguinal.
Dor. A dor causada pelas infecções sexualmente transmissíveis depende do local onde a infecção se manifesta. O herpes genital causa, normalmente, dor no pênis, a gonorreia e a infecção genital por clamídia, causam dor nos testículos e a proctite provoca dor no reto.
Até o estímulo sexual, seguido da não ejaculação, a partir da puberdade, pode provocar uma congestão prolongada das veias do epidídimo e testículos, causando a dor. A avaliação adequada da causa da dor na região íntima masculina é o que permite a resolução do incômodo.
Normalmente deve -se aplicar compressa ou bolsa de gelo sobre toda a bolsa escrotal. Nunca colocar direto na pele( pode queimar). O gelo deve será plicado conforme orientação do seu Urologista- tempo e frequência. É comum a manutenção do inchaço por cerca de 60-90 dias, com redução gradativa.
Em algumas ocasiões, quando a excitação sexual masculina não resulta em ejaculação, pode ocorrer o que chamam de "bolas azuis". É dado esse nome pois, a situação é capaz de causar congestionamento nos tubos que são responsáveis por transportarem o esperma, o que pode provocar uma sensação bastante dolorosa.
Segundo pesquisas, o corpo humano consegue aguentar aproximadamente 47 dels. Partindo disso, para se ter um meio de comparação, estabeleceu-se que o parto causa 57 dels de dor, o equivalente a sentir 20 ossos sendo quebrados de uma só vez. Por outro lado, o tão temido chute no saco poderia causar 9 mil dels.
Por exemplo, em caso de dor nos testículos e abdômen, a causa pode ser apendicite, mas quando existe sangramento na urina, pode ser litíase urinária. Já dor nos testículos e na barriga, ou nas costas, pode indicar uma hérnia inguinal.