O cisto de Baker resulta do acúmulo de líquido articular que fica preso, havendo a formação de uma protuberância na cápsula da articulação atrás do joelho, como uma herniação. As causas do acúmulo de líquido articular incluem artrite reumatoide, osteoartrite e o uso excessivo dos joelhos.
O que é cisto de Baker roto no joelho?
O cisto de Baker é um inchaço na bursa poplítea, que fica na parte de trás joelho, entre o tendão e o músculo da panturrilha. Acontece por conta de um aumento na produção de líquido sinovial, o lubrificante das articulações. Pode ser causado por lesões no joelho e ser assintomático.
Como diagnosticar cisto de Baker?
O diagnóstico de cisto de Baker se dá pelo achado de uma massa poplítea medial que é mais proeminente com o paciente em pé e com o joelho estendido. Essa massa diminui ou até mesmo desaparece quando o joelho se flexiona a 45° (sinal de Foucher), uma vez que, nessa situação, a tensão no cisto diminui.
Como é feita a cirurgia de cisto de Baker?
Tratamento cirúrgico do cisto de Baker A cirurgia aberta é feita quando o volume excessivo do cisto causa dor por compressão das estruturas próximas ou limitação da mobilidade do joelho por limitação mecânica. Realiza-se uma incisão sobre o cisto, que é separado dos tecidos circundantes.
Qual é o nome do cisto de Baker?
O nome cisto de Baker é em homenagem a um cirurgião britânico conhecido como William Morrant Baker, que foi quem descreveu pela primeira vez essa condição que geralmente não é grave. A longo prazo, o nódulo não causa danos e tem a tendência de melhorar sozinho com o passar do tempo. Somente em casos mais graves a cirurgia é indicada.
Qual o tratamento para o cisto de Baker?
Na maioria dos casos, não há necessidade de nenhum tipo de tratamento para o cisto de Baker, pois é comum ele desaparecer por conta própria quando a causa é controlada. O tratamento que é realizado é voltado para a causa do cisto, geralmente a sinovite, sendo que os pacientes normalmente melhoram após o tratamento para lesões intrarticulares.
Quais são as situações relacionadas à formação do cisto de Baker?
Como exemplos de situações habitualmente relacionadas à formação do cisto de Baker, podemos citar a osteoartrose, artrite reumatoide , artrite infecciosa, artrite juvenil e diversos tipos de traumatismos do joelho, principalmente se houver lesão dos meniscos.
Quais são os sinais de piora do cisto de Baker?
Os sinais de piora do cisto de Baker estão, principalmente, relacionados com o cisto de Baker roto, que provoca dor intensa na panturrilha, inchaço do local e dificuldade para mover a perna, podendo impedir o andar.