petricor Plantas e bactérias são as responsáveis pelo petricor, nome dado ao característico cheiro de chuva.
Essa molécula é o "geosmin", produzido pela bactéria Streptomyces. ... Quando as gotas de água caem na terra, fazem com que o geosmin seja lançado no ar, tornando-o bem mais abundante do que antes da chuva. "Vários animais são sensíveis a esse cheiro, mas os seres humanos são extremamente sensíveis a ele", diz Buttner.
Ozônio – A chuva faz com que a partícula de ozônio se forme no ar e seja levada até o solo. O cheiro dessa substância lembra muito o do cloro. Por isso, muitos dizem sentir aquela fragrância de limpeza. Há quem sinta o aroma do ozônio antes da tempestade chegar.
Esse cheirinho de "terra molhada" se dá por causa de uma substância química chamada de geosmina, palavra grega que significa "aroma da terra". Essa substância é produzida pela bactéria Streptomyces coelicolor, uma bactéria inofensiva que vive em quase todos os tipos de solo.
Odor é o mesmo que cheiro, a percepção do olfato. Tem como sinônimo poético a variante olor. Ao estudo do odor dá-se o nome de osmologia.
O aroma terroso produzido quando a chuva cai no solo ou nas pedras depois de um período de clima seco e quente tem um nome: petricor. Vem da palavra grega "petra", que significa pedra, e "icor", o fluido que corre nas veias dos deuses da mitologia grega.
Alta umidade é sinal de que está prestes a chover. 7. Arco-íris: A presença de arco-íris é sinal de umidade no ar. Você já deve ter percebido a relação entre arco-íris e chuva, eles normalmente aparecem minutos antes ou depois de ter chovido.
Terra molhada O nome "petrichor" foi cunhado por dois pesquisadores australianos em 1960. A palavra vem do grego "petros", que significa "pedra", e do termo "ichor", que quer dizer "o fluido que passa pelas veias dos deuses". Essa fragrância que a gente sente quanto a chuva bate no solo é produzida por uma bactéria.
Esse fenômeno pode indicar a presença de um espírito de amigos ou familiares que irradiam certos aromas pelos quais eram conhecidos para sinalizar sua proximidade dos encarnados, ou de forma inconsciente, por estarem presos à Terra e ligados a uma pessoa.
O deserto tem um cheiro. É uma fina camada de areia que envolve sua pele, seus cabelos, sua roupa, suas narinas. Cheira àquele dia na infância em que você andou de janela aberta na estrada de terra embaraçando o cabelo, depois brincou na rua e no fim do dia cheirou seu cabelo.