A modalização é um conceito advindo da ciência linguística para definir os mecanismos discursivos que apresentam a função de manifestar o posicionamento do enunciador em relação àquilo que é dito.
A modalização ou modalidade é uma estratégia argumentativa que imprime, no enunciado, uma avaliação ou ponto de vista de um locutor sobre o conteúdo de sua enunciação ou sobre a própria enunciação; ... Essa avaliação ou ponto de vista é sempre em função da interlocução ou do interlocutor.
A modalização tem o papel de exprimir a posição do enunciador em relação àquilo que diz. As modalidades são, então, definidas como predicados que sobredeterminam outros predicados.
Esses modalizadores podem ser: - advérbios: talvez, felizmente, infelizmente, lamentavelmente, certamente...; Page 3 - predicados cristalizados: é certo, é preciso, é necessário; - performativos explícitos: eu ordeno, eu proíbo, eu permito...; - verbos auxiliares: poder, dever, ter que/ de, haver de, precisar de...; - ...
Os elementos que atuam como indicadores de argumentação são denominamos de modalizadores discursivos. Eles são os encarregados de evidenciar o ponto de vista assumido pelo falante e assegurar o modo como ele elabora o discurso.
A modalização é um fenômeno discursivo em que um sujeito falante se coloca como fonte de referências pessoais, temporais, espaciais, e, ao mesmo tempo, toma uma atitude em relação ao que diz ou ao seu co-enunciador. Ela pode ser evidenciada nas manifestações escritas e orais da linguagem, nos mais variados contextos.
Segundo o Dicionário Eletrônico Houaiss, «entre os modalizadores tem-se: a) os advérbios (talvez, sem dúvida, a meu ver etc.), que indicam se o conteúdo do enunciado foi ou não inteiramente assumido pelo locutor; b) o modo verbal (indicativo, subjuntivo), que indica se o enunciado expressa um fato ou um desejo (Pedro ...
Os elementos que atuam como indicadores de argumentação são denominamos de modalizadores discursivos. Eles são os encarregados de evidenciar o ponto de vista assumido pelo falante e assegurar o modo como ele elabora o discurso.
As Expressões Modalizadoras: a) são elementos lingüísticos diretamante ligados ao evento de produção do enunciado; b) funcionam como indicadores de intenções, sentimentos e atitudes do locutor com relação a seu discurso; c) revelam o grau de engajamento do falante em relação ao conteúdo proposicional veiculado.
Segundo Koch (1992), os principais tipos de modalizadores são: