Aponia (grego antigo: ἀπονία) é um conceito filosófico que significa a ausência de dor, e foi considerado pelos epicuristas ser o ápice do prazer corporal. ... Esta era para ser encontrada na tranquilidade de espírito, que resulta da "aponia", a supressão da dor física, e da ataraxia, a eliminação de distúrbios mentais.
Assim, o ideal do estoicismo é atingir a ataraxia ou apatia, ou seja, a indiferença em relação a todas as emoções, o que se alcança pela prática da virtude.
De acordo com a opinião dos céticos, a ataraxia é obtida suspendendo-se o julgamento das coisas. Quando uma pessoa não acredita em nada, evita conflitos e acalma o ânimo. Os estoicos, por outro lado, acreditavam que a ataraxia era uma consequência de uma vida governada pela virtude e pela razão.
O epicurismo é uma filosofia do prazer. Mas ele não pode ser considerado uma busca irrestrita do prazer, como é o hedonismo. ... De forma bastante oposta ao epicurismo, o estoicismo defendia a busca da felicidade, a ataraxia, a vida sossegada, por meio da eliminação dos prazeres.
ataraxia (filosofia) O termo grego ataraxía, introduzido por Demócrito (c. 460-370 a.C.), significa tranquilidade da alma, ausência de perturbação. É um conceito fundamental da filosofia epicurista e dos céticos, e pode traduzir-se como imperturbabilidade, ausência de inquietação ou serenidade do espírito.
Já o estoicismo buscava a felicidade, tentava alcançar a ataraxia, a tranquilidade da alma por meio da eliminação dos prazeres.
460-370 a. C.), significa tranquilidade da alma, ausência de perturbação. É um conceito fundamental da filosofia epicurista e dos céticos, e pode traduzir-se como imperturbabilidade, ausência de inquietação ou serenidade do espírito.
Para o estoicismo, a apatia define-se como ausência de paixão e permite a liberdade, mesmo sendo escravo. ... A atual definição de apatia segue o estoicismo e caracteriza-se por um estado de indiferença ou imperturbabilidade perante os acontecimentos.
460-370 a. C.), significa tranquilidade da alma, ausência de perturbação. É um conceito fundamental da filosofia epicurista e dos céticos, e pode traduzir-se como imperturbabilidade, ausência de inquietação ou serenidade do espírito.
O estoicismo propunha que os homens vivessem em harmonia com a natureza - o que, para eles, significava viver em harmonia consigo próprios, com a humanidade e com o universo. Para os estóicos, o universo era governado pela razão, ou logos, um princípio divino que permeava tudo.