A arte como imitação (mimesis) é a teoria criada para definir as obras produzidas pelo Homem em que são imitadas perspectivas da Natureza e a ação do Homem.
Segundo Aristóteles, a arte mimética como atividade artística e recreadora da realidade. Por outras palavras, a mimese não representa uma mera imitação, mas um agir expressivo no âmbito da poiesis grega, servindo-se, para isso, de uma techné (técnica).
Foi aliás sobre skia que se construiu o termo de skiagraphía, para designar a pintura que cria por meio de sombras a ilusão de uma certa profundidade e que portanto é enganosa por nos fazer tomar a imagem, o fantasma pela realidade 24.
Arte é a expressão de um ideal estético (ou seja, de um ideal de beleza) através de uma atividade criadora. ... Para o filósofo grego Aristóteles (384-322 a.C.), a arte imita a natureza (mímesis), mas também, por vezes, a completa.
E, no pensamento de Heidegger, a obra artística é o lugar da verdade como abertura, desvelamento. Ela funda um mundo, libera um fundamento. Mas ela somente pode fazer isso enquanto também vela o próprio fundamento. No dizer (linguagem) originário do poético que emerge da existência fática do Dasein, irrompe o ser.
Entretanto, Platão julga a arte como imitação, capaz de enganar, uma vez que a realidade sensível já é uma imitação do inteligível. A arte afasta ainda mais do real, pois imita a cópia. ... Por isso Platão rejeita a arte em seu estado ideal, querendo, com isso, substituir a Poesia pela Filosofia.
Aristóteles tem um pensamento diferente sobre a arte, que, para ele, é uma criação humana. O filósofo entende que o Belo não pode ser desligado do homem, já que ele está em nós, é uma fabricação humana. As artes podem imitar a natureza, mas também podem abordar o impossível, o irracional e o inverossímil.
1. Mímeses. Significa "imitação". ... As mais antigas interpretações da arte foram desenvolvidas na Grécia Antiga, a partir das ideias do filósofo grego Platão, nascido em Atenas (4 a.C.) e têm por definição que arte é mimeses (imitação).
Mimésis é um termo oriundo do grego e significa a faculdade do homem de reproduzir, imitar. ... O resultado produzido, ou seja, a expressão artística no caso, o texto, terá marcas que tematizam os traços daquele que criou, e isso representa a mimésis, um reflexo da realidade na ficção.